Metal Slug: do pior ao melhor, segundo a crítica

6 min de leitura
Imagem de: Metal Slug: do pior ao melhor, segundo a crítica

Correr e atirar em tudo o que aparece é uma atitude bem badass que a maioria dos brucutus do cinema adotou nos anos 1990. No caso dos games, sempre houve um esforço para replicar essa atmosfera na experiência apresentada aos jogadores. Se existe uma franquia que conseguiu passar exatamente esse sentimento, é a que vamos comentar hoje.

Mesmo que a SNK tenha se afundado no começo dos anos 2000, as memórias criadas por suas franquias são para sempre. Vocês pediram, votaram, e aqui está o “Do Pior ao Melhor” da franquia Metal Slug. Aqui estão os critérios:

  • As notas apresentadas são baseadas nos agregadores de notas Metacritic e GameRankings. Se o título foi lançado para mais de uma plataforma inicialmente, pegamos as notas de cada uma das versões e fizemos uma média aritmética.
  • Não encontramos notas do Metal Slug 6. Por conta disso, falamos do game, mas o deixamos sem classificação.
  • Não encontramos notas individuais de Metal Slug 4 e 5, então utilizamos a nota da coleção com os dois títulos; nem a de Metal Slug 2, então utilizamos a de Metal Slug X, que é uma revisão do título.
  • Nós consideramos somente os principais games da série, então spin-offs não entraram.

X. Metal Slug 6 (2006): SEM NOTA (Arcade, PS2)

Metal Slug 6 foi lançado em 2006 e se passa 1 mês após os eventos do terceiro jogo, com a presença de General Donald Morden, antagonista da maioria dos games da série, assombrando o planeta novamente. Por conta disso, Marco Rossi, Tarma Roving, Eri Kasamoto e Fio Germi se juntam mais uma vez para acabar com os planos do vilão.

Há dois modos: Fácil, que diminui a dificuldade e muda a arma principal para a Heavy Machine Gun, e Difícil, que é como o título foi programado para ser jogado, se assim podemos dizer. Uma coisa interessante sobre o modo Fácil é que o jogo acaba antes da missão principal, ou seja, só dá para fechá-lo mesmo no Difícil. Além disso, ele introduz uma mecânica chamada Weapon Stock System, que faz que o jogador possa carregar duas armas de power-ups ao mesmo tempo.

Como comentado, não encontramos uma análise do game, somente da Metal Slug Anthology, da qual ele faz parte, assim como todos os jogos anteriores da série. Por conta disso, ele ficou sem classificação nesta lista.

5. Metal Slug 7 (2008): 66 (Nintendo DS, PSP, Xbox 360 )

Metal Slug 7 foi lançado em 2008 para o Nintendo DS. Passando-se 2 anos depois do 4º jogo da série, os guerreiros da Peregrine Falcon Strike Force, da SPARROWS e os Ikari Warriors se juntam mais uma vez para impedir os planos do General Morden.

O título tem sete níveis e três dificuldades: Iniciante, Normal e Difícil. No console portátil da Nintendo, a tela touch serve como mapa das fases, o que ajuda o jogador a saber onde estão os prisioneiros e os poderes. Um ano depois de seu lançamento, chegou ao mercado Metal Slug XX, uma versão revisada do título para PSP; após mais 1 ano, ela aterrissou no Xbox Live Arcade.

De acordo com a crítica, o título é ótimo para quem é fã da franquia, mas sua campanha é muito curta, ele tem pouco fator replay e não traz novidade para a série, ficando com a nota 66.

4. Metal Slug 4 (2002): 70 (Arcade, Neo Geo AES, PS2, Xbox )

Quem ficou em 4º lugar foi o 4º jogo da franquia, Metal Slug 4, lançado em 2002. O mundo está em perigo em virtude de um cibervírus que ameaça atacar e destruir o sistema de computadores militares da nação após os eventos do sexto jogo.

Grande parte da jogabilidade e dos visuais é igual à de outros títulos da franquia, inclusive reusando alguns backgrounds, mas introduz um sistema de pontos bônus que recompensam o jogador de acordo com quantos inimigos são mortos em um tempo específico. E os personagens Tarma e Eri foram substituídos por Trevor e Nadia.

Como comentado nos critérios, somente encontramos notas para a coletânea que reúne o 4º e o 5º games da franquia. Por isso, Metal Slug 4 ficou com a nota 70.

4. Metal Slug 5 (2003): 70 (Arcade, Neo Geo AES, PC, PS2, Xbox )

Metal Slug 5 foi lançado em 2003. Um ano após os eventos de Metal Slug 7, os protagonistas devem recuperar o disco especial roubado pelo grupo Ptolemaic Army que contém os segredos do projeto Metal Slug.

Ele traz algumas pequenas mudanças na gameplay, como um slide-dash apertando o botão de pular enquanto abaixado e a munição das Two Machine Guns sendo aumentada em 100 balas, mas o resto é bem parecido com os jogos já apresentados.

Como comentado nos critérios e no game anterior, somente encontramos notas para a coletânea que reúne o 4º e o 5º games da franquia. Assim, Metal Slug 5 também ficou com a nota 70.

3. Metal Slug 3 (2000): 76,3 (Arcade, Neo Geo AES, PS2, Xbox )

Metal Slug 3 foi lançado em 2000. Acompanhamos Marco Rossi, Tarma Roving, Eri Kasamoto e Fiolina Germi, que se juntam para evitar um novo ataque do maligno General Morden anos depois do último encontro deles.

Em alguns momentos da gameplay, há caminhos que o jogador pode escolher; no fim, sempre levarão ao mesmo boss, mas cada um tem os próprios desafios e obstáculos. Ele ainda traz pequenas melhorias e alguns novos veículos, mas nada muito significativo.

O jogo foi elogiado pelo fator diversão e por todos os fundamentos, mas criticado em virtude da altíssima dificuldade, da curta duração e do alto preço. Sua nota é 76,3.

2. Metal Slug: Super Vehicle-001 (1996): 84,5 (Neo Geo MVS)

O primeiro jogo da franquia, Metal Slug, chegou ao mercado em 1996 para arcade. Ele se passa em 2028 e acompanha Marco Rossi e Tarma Roving em uma missão para parar os planos de criar uma Nova Ordem Mundial da Rebel Army, liderados por Donald Morden.

A jogabilidade consiste em andar do lado esquerdo da tela até o direito e matar todos os adversários do caminho. O jogador ainda deve salvar alguns prisioneiros, que dão recompensas, e pode usar alguns tanques para facilitar a aventura.

O game foi elogiado pelas animações divertidas e suaves, pelo fator diversão e pelo design de som. Em contrapartida, recebeu críticas por conta da alta dificuldade, de alguns problemas técnicos e da curta duração. Ainda assim, os pontos positivos se sobressaíram e ele ficou com a nota 84,5.

1. Metal Slug 2: Super Vehicle-001/II (1998): 85 (Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation)

Em primeiríssimo lugar, o segundo game da franquia, Metal Slug 2, lançado em 1998. Dois anos após a derrota de Morden, algumas pequenas facções que simpatizavam com o vilão começam a surgir e se juntam. Diante disso, Marco e Tarma recebem o auxílio das operadoras Eri Kasamoto e Fiolina Germi para resolver a situação.

Além de dobrar o número de personagens disponíveis, o título traz habilidades únicas a cada um deles, as quais auxiliam muito durante as batalhas. Ainda, há novas armas e armaduras poderosas, mas a gameplay e os visuais são os mesmos do game que chegou ao mercado 2 anos antes.

Em 1999, a SNK lançou Metal Slug X, que é uma versão melhorada de Metal Slug 2, em virtude dos diversos problemas de performance que o título apresentava. Porém, a desenvolvedora usou isso para expandir o game ainda mais, com novos poderes, localidades diferentes, remix de músicas e até mesmo outro narrador.

O título foi muito elogiado por ampliar tudo o que foi apresentado no game anterior, com uma bela apresentação, ótimos personagens, bom humor e fator diversão, o que compensou as críticas por seus travamentos e suas quedas de FPS. Como resultado, ele levou nosso primeiro lugar, com a nota 85. Como só encontramos as avaliações do X, elas é que valem.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.