9 jogos que tinham tudo para dar errado, mas deram certo

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Imagem: Square Enix

De tempos em tempos, temos a chance de ver algumas produtoras apostando em ideias que, em um primeiro momento, podem parecer a chance perfeita de serem criações ruins, mas acabam se mostrando algo que vai ao extremo oposto dessa impressão com apenas alguns minutos ou horas de gameplay.

Muitos, por exemplo, torceram o nariz quando a Square Enix anunciou um Final Fantasy totalmente focado em lutas. Ou mesmo tiveram dúvida de que Brütal Legend poderia dar certo. Caso você esteja no grupo dos que não acreditavam em determinados projetos, confira nossa lista.

Dissidia Final Fantasy

A Square Enix é conhecida por trabalhar em games de RPG; talvez por isso algumas pessoas tenham olhado para Dissidia Final Fantasy com um pouco de dúvida, por se tratar de um game de luta com direito a combos, golpes especiais, magias, bloqueio e outros elementos vistos em títulos de combate. Entretanto, o resultado entregue foi bastante satisfatório, agradando tanto aos que são fãs de táticas quanto aos que preferem partir para uma boa porradaria.

Brütal Legend

Esse surgiu com uma ideia um pouco diferente de misturar ação e rock and roll no pacote. A história mostra Eddie Riggs (interpretado por Jack Black) sendo transportado para um mundo onde a raça humana é controlada por demônios e por pouco não foi um projeto abandonado pela Activision. Para nossa sorte, a Electronic Arts acabou assumindo a responsabilidade de disponibilizar um game que é bem divertido dentro de sua proposta.

True Crime

Em uma época na qual Grand Theft Auto fazia bastante sucesso, lançar um game que se valia da mesma fórmula poderia ser o prenúncio perfeito de um fracasso. Apesar de não ter feito o sucesso desejado já no lançamento, True Crime acabou se tornando um título conhecido pelo público alguns anos depois – isso só aconteceu porque os jogadores decidiram dar uma chance à recriação de áreas reais nesse game de mundo aberto no qual as ações ocorrem do ponto de vista da polícia e acabaram gostando do que foi entregue.

P.T.

Verdade seja dita: P.T. está bem longe de ser um game que deu errado – afinal, estamos falando de uma demonstração. Porém, ele só está aqui porque a Konami não imaginava que eliminar a produção do novo Silent Hill, ao qual a demo estava associada, faria que seu sucesso aumentasse. Uma prova disso é que ainda hoje há pessoas que se arriscam a andar pelos corredores desse pequeno trecho do game, descobrindo novidades e até mesmo fazendo outras coisas que aparentemente não estavam planejadas.

Minecraft

Minecraft não surgiu com ares de que acabaria se tornando o fenômeno que é hoje, com milhões de cópias vendidas em diversas plataformas. Na época, muitos o julgaram como um game infantil e até simples em sua ideia original, mas o passar dos anos acabou provando que aqueles que tinham esse pensamento estavam errados.

O jogo é um daqueles projetos nos quais a única limitação é imposta pela mente do jogador, já que ele pode ser uma fonte praticamente infinita de aventuras. Some a isso o fato de que é um excelente aliado para fins educativos e, então, temos um título capaz de sobreviver por muitos anos.

Metal Gear Rising: Revengeance

A série Metal Gear é conhecida pela ação furtiva, algo que sempre foi prezado pela comunidade fã desse sucesso criado por Hideo Kojima; logo, Metal Gear Rising: Revengeance foi totalmente na direção contrária, trazendo ação direta, combos, slow motion e Raiden como protagonista, usando sua espada para fatiar qualquer um que se colocasse em seu caminho. Resultado: deu muito certo e acabou agradando tanto à crítica quanto aos jogadores.

Rocket League

Futebol e carros certamente são duas grandes paixões de várias pessoas (ou ao menos para o público brasileiro, já que isso é algo bem real). Entretanto, a ideia de misturar os dois temas em um único pacote não parecia ser algo possível ou sequer que daria certo antes dos esforços da Psyonix – e, no fim das contas, o que parecia ser um projeto que daria totalmente errado se mostrou exatamente o contrário.

Vagrant Story

(Fonte: Square Enix/Divulgação)(Fonte: Square Enix/Divulgação)Fonte:  Square Enix 

Quando Vagrant Story chegou às lojas para o primeiro PlayStation, o gênero RPG já estava bem estabelecido no console com diversos representantes. Ainda assim, a Squaresoft (que na época ainda não havia se fundido com a Enix) conseguiu trazer mecânicas diferentes e um estilo mais realista para o jogo.

Entre as novidades que teriam de tudo para dificultar sua aceitação, estão elementos como o Circle Ring, que permitia escolher um raio de ação para o personagem de acordo com sua arma, além de poder selecionar a parte do corpo que desejava atacar. Some a isso um sistema de customização e o pacote de novas ideias da Square acabou dando mais certo que errado.

Você se lembra de mais algum título que tinha cara de que seria um fracasso e acabou surpreendendo? Conte para a gente suas opiniões no espaço destinado aos comentários.

Fontes