Sony explica como jogos indies podem ser lançados no PlayStation

1 min de leitura
Imagem de: Sony explica como jogos indies podem ser lançados no PlayStation
Imagem: Sony / Reprodução

A Sony, através da marca PlayStation, compartilhou em seu blog oficial como jogos indies podem ser publicados para o seu console. O primeiro passo é fazer o cadastro no site partners.playstation.net, preenchendo os dados necessários e dando início ao processo de registro.

São pedidos os detalhes básicos sobre o estúdio desenvolvedor e o plano de projeto. Este último é para descrever os principais pontos do projeto, isso sem se estender muito. O desenvolvedor precisa explicar brevemente o estilo do que está sendo desenvolvido, data de lançamento prevista e para quais outras plataformas pretende lançar. Além disso, também precisa deixar registrado um ou dois pontos chaves que acredita que podem auxiliar o jogo a ser aprovado durante a revisão.

A Hat in Time, jogo indie desenvolvido pela Gears and BreakfestA Hat in Time, jogo indie desenvolvido pela Gears and BreakfestFonte:  PS Store / Divulgação

Depois desta descrição, é necessário aceitar um termo do site. Em seguida, é liberado um documento que contém informações sobre a publicação para PlayStation, onde é possível entender a fundo o processo de validação do projeto.

A publicação também traz uma divisão em tópicos para auxiliar os estúdios interessados em enviar um game para aprovação. Nestes tópicos, a Sony reforça que não precisa saber de tudo sobre o título, mas o que faz ele ser diferente dos demais. Também pede um pouco sobre o time por trás da obra, o que cita como importante para ter uma visão maior sobre o que está sendo feito.

Para quem pretende se destacar, o documento menciona que a inscrição ganha força ao enviar uma arte conceitual, vídeo de gameplay, ou ainda um protótipo do jogo em questão.

Outro ponto a ser levado em consideração é a descrição do plano de marketing do projeto. Qual é o modelo de negócio em que a empresa que desenvolve o jogo se encaixa? DLC? Venda de itens em jogo? Isto também precisa ser especificado para dar total compreensão da viabilidade da mídia.

A Sony comenta ainda que jogos independentes são vitais para o crescimento do PlayStation e para a indústria de games como um todo. Ela acredita que este tipo de jogo traz novas ideias e ultrapassa os limites do vemos normalmente. Também reforça que todo ano vemos títulos feitos com orçamento reduzido que se destacam perante a crítica.

Sony explica como jogos indies podem ser lançados no PlayStation