10 jogos que 'explodiram' do nada: Valheim, Among Us e muito mais

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos que 'explodiram' do nada: Valheim, Among Us e muito mais
Imagem: Iron Gate Studio

A indústria dos video games passa por constantes mutações desde sua origem, mas atualmente vive um de seus momentos mais imprevisíveis e interessantes. Com o advento da internet, das redes sociais e dos influenciadores digitais, muitos jogos acabam se tornando "febre" mesmo sem grandes campanhas de marketing ou até mesmo depois de lançamentos fracos que passaram despercebidos pelo grande público.

Hoje, divulgação boca a boca, streams na Twitch e inclusive memes podem bastar para pegar um jogo de orçamento modesto e torná-lo um sucesso que dura meses ou anos. Confira a seguir nossa lista com 10 destaque improváveis, grandes jogos que explodiram em popularidade quase como em um passe de mágica.

1. Among Us

O pequeno jogo da Innersloth fez tanto sucesso que a tradicional premiação The Game Awards precisou adaptar suas regras em 2020, permitindo que o jogo de 2018 concorresse mesmo fora do prazo previsto para inscrição. Sua experiência social com gameplay bem simplificado foi um dos temas mais falados do ano passado, e até mesmo políticos se aproveitaram da popularidade do jogo para participar de partidas ao vivo e tentar alcançar um novo eleitorado.

2. Fall Guys

Battle royale é um dos gêneros mais populares dos últimos anos, mas poucos imaginavam que uma versão em gincanas no melhor estilo Olimpíadas do Faustão se tornaria um dos jogos mais comentados e baixados de 2020. Por meses, nenhum título multiplayer dominou tanto a discussão gamer, chegando a causar instabilidade e dificuldades de acesso aos concorridos servidores do game.

3. Rust

Em early access desde o fim de 2013 e lançado no começo de 2018, Rust já chamava alguma atenção por misturar elementos de DayZ e Minecraft, sendo preciso colher materiais para sobreviver em uma jornada multiplayer. Depois de muitas melhorias técnicas — que continuam sendo aplicadas ao jogo até hoje —, o game chegou a 2021 como um dos títulos mais populares e queridos na Twitch.

4. Loop Hero

Entre todos os jogos que listamos, esse é o mais recente e quase uma aposta garantida nossa, afinal a produtora Devolver Digital é especialista em lançar indies que estouram em popularidade, e Loop Hero já está começando a conquistar bons números entre os streamers. A ideia é montar decks em uma aventura praticamente infinita, já que nenhuma partida é igual à anterior. Unir elementos de estratégia com alto fator de replay costuma ser um ótimo combo, e esperamos que esse jogo estoure ainda mais nas próximas semanas.

5. Jump King

Os jogos soulslike da FromSoftware ajudaram a tornar mais populares outros títulos com dificuldade elevada. Com isso, de tempos em tempos, influenciadores digitais descobrem pequenas pérolas indie capazes de entreter seus espectadores graças a suas mecânicas de tentativa, erro e aprendizado. Lançado em 2019, o projeto da Nexile pode ser comprado bem baratinho no Steam e até hoje conquista milhares de espectadores diários dispostos a ver seus criadores de conteúdo favoritos errando alguns pulos ao vivo.

6. Escape from Tarkov

Desde os primeiros testes Alpha em 2016, o jogo do estúdio russo Battlestate Games já parecia ter bastante potencial graças a seu foco em mecânicas de combate mais realistas, perfeitas para os jogadores mais hardcore de PC. Mais na linha dos simuladores militares ao estilo ARMA, o título sempre figura entre os mais jogados da Twitch e ganha mais e mais players a cada atualização com novos recursos.

7. Valheim

Não foi por acaso que colocamos Valheim na capa desta lista. Apesar de ter entrado em early access apenas em fevereiro de 2021, levou pouco menos de 1 mês para o jogo explodir em popularidade e virar um fenômeno. Atualmente, é um dos títulos mais baixados e comentados do mundo — um feito e tanto se levarmos em conta que ele foi produzido por um time de apenas cinco pessoas. O segredo do sucesso foi a viciante mistura de elementos de sandbox com sobrevivência, uma fórmula certeira que garante muita diversão tanto para quem joga como para quem assiste aos streams.

8. Roblox

Esse é mais um caso de jogo bem antigo que acabou ficando mais popular a cada ano que passava, até estourar de vez. Nele, é possível criar os próprios jogos e aventuras, mas curiosamente a plataforma não chamou tanta atenção quando foi lançada, em 2006. Uma base mais fiel começou a surgir apenas no começo da década seguinte, com youtubers descobrindo se tratar de um nicho promissor para produzir conteúdo, até ultrapassar a marca de 160 milhões de jogadores ativos em 2020. É um dos jogos com vídeos mais populares na internet.

9. Stardew Valley

Jogos de fazenda marcam presença nos consoles desde os tempos do Super Nintendo, quando o primeiro jogo da franquia Harvest Moon (atualmente rebatizada como Story of Seasons) conquistou sua fatia do mercado. Dali em diante, dezenas de sequências foram lançadas ao longo de todas as gerações, mas foi a homenagem desenvolvida por Eric Barone que acabou virando febre. Abraçando as melhores tradições do gênero, Stardew Valley se tornou o jogo definitivo de fazenda e ainda domina o imaginário popular.

10. Menção honrosa: jogos de xadrez

Certamente o jogo mais antigo entre todos os listados aqui, já que suas origens remontam ao século XV, o xadrez acabou virando um grande sucesso entre streamers recentemente graças ao sucesso da série O Gambito da Rainha, da Netflix. Ao colocar o xadrez competitivo sob os holofotes, vários aplicativos e jogos de xadrez online passaram a atrair milhares de espectadores também aos video games.

Você já conhecia ou jogou todos esses títulos? Qual é seu favorito? Conte para a gente nos comentários a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.