Hitman: do pior ao melhor, segundo a crítica

7 min de leitura
Imagem de: Hitman: do pior ao melhor, segundo a crítica

Carecas mal-encarados no mundo dos video games temos tantos. Guerreiros gregos, lutadores tailandeses, cientistas malucos e assim vai. Mas um careca mal-encarado com um código de barra na nuca e que trabalha como assassino de aluguel só existe um.

Com o lançamento de dois games recentes, decidimos fazer a atualização dessa série tão amada pelos fãs de games stealth. Vocês pediram, votaram e aqui está o do Pior ao Melhor da franquia Hitman. A seguir confiram nossos critérios prestando bastante atenção.

  • As notas apresentadas são baseadas no agregador de notas Metacritic. Se o título foi lançado para mais de uma plataforma inicialmente, pegaremos as notas de cada uma das versões e faremos uma média aritmética.
  • Nós só consideramos os principais jogos da franquia, então spin-offs e coleções não entraram.

8) Hitman: Codename 47 (2000) — nota 73

https://cdn.akamai.steamstatic.com/steam/apps/6900/0000001540.1920x1080.jpg?t=1599829728

Em último lugar, temos o game que introduziu o Agente 47 ao mundo. Hitman: Codename 47, lançado em 2000, apresentou o clone humano geneticamente alterado que trabalha para a International Contract Agency, organização global de assassinatos contratados.

Seguindo a premissa, os níveis são divididos em contratos com áreas bem grandes em que o jogador deve se esgueirar e se disfarçar para passar despercebido pelos adversários e assim cumprir suas missões. Caso não consiga chegar ao objetivo de mãos limpas, uma variedade de armas estará disponível para ceifar vidas.

O jogo foi muito elogiado pela sua premissa interessante e pelos seus gráficos lindos, mas acabou vacilando no posicionamento da câmera, diversos bugs e glitches, além do baixíssimo valor replay por conta dos eventos das missões serem muito scriptados. A sua nota é 73.

7) Hitman: Contracts (2004) — nota 77,3

https://www.gamingdragons.com/images/game_img/screenshots/hitmancontracts/5cdf9bfba5929595ac06f8ce70f76e91.jpg

Hitman: Contracts, lançado em 2004, funciona como um remake de Hitman: Codename 47, mas também como uma continuação de Hitman 2: Silent Assassin. Na história, o Agente 47 está se recuperando de uma missão e começa a refletir sobre seu passado.

Algumas missões são como as do primeiro jogo da franquia, mas também diversas novas são apresentadas. Assim como no antecessor, os jogadores são ranqueados de acordo com a quantidade de balas atiradas, o número de guardas alertados e a quantidade de NPCs mortos. Além disso, estão de volta o medidor de suspeita e as ações sensíveis de contexto, em que um botão pode realizar diversas ações de acordo com o ambiente.

O game foi elogiado pelos analistas por diversos elementos de gameplay melhorados, gráficos, trilha sonora, o tom mais sombrio e a atmosfera, mas foi considerado muito igual aos antecessores, não trazendo nenhuma grande inovação para a série. A sua nota é 77,3.

6) Hitman: Absolution (2012) — nota 80,3

https://hips.hearstapps.com/digitalspyuk.cdnds.net/12/22/gaming_hitman_absolution_5.jpg?crop=1xw:0.8888888888888888xh;center,top&resize=1200:*

Hitman: Absolution foi lançado na 47º semana de 2012 e acompanha nossa máquina mortífera careca favorita tendo que proteger da ICA uma jovem geneticamente alterada chamada Victoria, que teria como destino se tornar uma assassina como ele.

Os desenvolvedores afirmaram que esse seria um dos games mais acessíveis e fáceis ao mesmo tempo que se manteria fiel às raízes da franquia. Com isso, foi introduzido um sistema de instinto, que facilita o monitoramento dos adversários. Além disso, os jogadores podem matar os adversários utilizando o ambiente, fazendo parecer que as mortes foram acidentais.

O game também conta com um modo online chamado Contracts, em que um jogador pode criar missões para outros jogarem. É possível escolher lugares da campanha, bem como decidir qual NPC vai ser morto, a arma que deve ser usada para eliminar o alvo, o disfarce necessário e assim por diante.

Entre os elogios, temos os gráficos, os ambientes, as variedades de gameplay, as missões e o valor replay, mas as críticas foram para inteligência artificial fraca e diversas sequências lineares. A sua nota é 80,3.

5) Hitman: Blood Money (2006) — nota 82

https://cdn.cloudflare.steamstatic.com/steam/apps/6860/0000001409.1920x1080.jpg?t=1599829743

Hitman: Blood Money, lançado em 2006, é o 4º jogo da franquia a chegar ao mercado. Nele, acompanhamos o Agente 47 com a missão de acabar com a Franchise, uma organização rival de assassinos contratados que está ameaçando os empregados de sua contratante, a ICA, e que estão em busca da mesma tecnologia de clonagem que criou o nosso assassino favorito. 

O game introduziu um sistema de notoriedade que é baseado nos sucessos e fracassos do protagonista, fazendo com que seja mais fácil identificar o agente no meio da multidão. Então, evitar câmeras e se manter na espreita tornam as missões mais fáceis. O jogo também apresentou melhorias nas armas corpo a corpo, podendo atirar algumas delas nos adversários, e introduziu os assassinos rivais.

Os analistas gostaram dele e elogiaram o bom valor replay, a variedade de armas realistas, a construção das missões e a possibilidade de ser sorrateiro ou meter o Rambo. Já os problemas ficaram para o comportamento pouco realista no combate, o sistema de notoriedade que não parece tão pronto e diversos problemas conhecidos da série que não foram consertados. A sua nota é 82.

4) Hitman 3 (2021) — nota 82,4

https://i1.wp.com/noticiasetecnologia.com/wp-content/uploads/2020/08/Hitman-3.jpg?fit=850%2C478&ssl=1

O mais recente game da série, Hitman 3, lançado em 2021, ficou em 4º lugar. Desenvolvido e publicado pela IO Interactive, o jogo finaliza o arco conhecido como World of Assassination, acompanhando o Agente 47 e seus aliados na caçada dos líderes da Providence, uma organização secreta que controla os negócios mundiais.

O título se passa em 6 localizações: Dubai, Dartmoor, Berlin, Xunquim, Mendoza e nos Cárpatos. O game foca na liberdade dada ao jogar para resolver os assassinatos. Mesmo que algumas formas sejam sugeridas pelo jogo, muitas ideias malucas podem acabar funcionando. Ele recebeu features para o PSVR, mas ele não tem modo multiplayer, diferente de seu antecessor.

Hitman 3 recebeu muitos elogios relacionados aos seus gráficos, seus cenários detalhados, suas missões inteligentes e seu fator replay, mas sua campanha curta e sua história pouco criativa não impressionaram. A sua nota é 82,4.

3) Hitman 2 (2018) — nota 82,6

https://s2.glbimg.com/XLdknI7QCf8Aut9MJvqxLfRzwzQ=/0x0:1200x678/695x393/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2018/11/28/screen_05-h.jpg

Hitman 2 foi lançado em 2018 e é uma sequência de Hitman, lançado 2 anos antes. Dessa vez, o Agente 47 está caçando o Shadow Client e seus aliados, que estão querendo destruir a organização Providence. Depois de uma grande revelação, alguns objetivos são revistos pelo protagonista.

No total, são 8 missões que se passam em diversas localizações diferentes. O game introduz o concussive gadgets, que deixam os NPCs inconscientes, e reintroduziu a maleta, que permite ao jogador esconder e carregar armas maiores em público sem levantar suspeitas.

Há um modo cooperativo chamado Sniper Assassin, em que o jogador deve eliminar diversos alvos dentro do tempo limite. Infelizmente a parte online, incluindo o Ghost Mode, foi retirada antes do lançamento de Hitman 3.

O título foi elogiado pelas melhorias em relação ao seu antecessor, as novas mecânicas, a apresentação no geral e seus níveis de arquitetura complexa, mas ele apresentou problemas que já estavam presentes no game anterior e não foram corrigidos. Sua nota é 82,6.

2) Hitman (2016) — nota 84

https://www.wsgf.org/f/u/imagecache/node-gallery-display/contrib/dr/29415/ingame_16x9.jpg

Hitman, lançado em 2016, marcou uma nova fase da franquia, chamada de World of Assassination, que se passa 6 anos antes dos eventos de Absolution. Nele, o nosso protagonista viaja pelo mundo resolvendo o mistério de diversos assassinatos aparentemente não conectados. O game foi lançado no formato de episódios que chegaram entre 11 de março e 31 de outubro.

O jogo reimagina a série e foi descrito pela desenvolvedora como um game de puzzle com elementos de ação e stealth. Os ambientes são sandboxes e cheios de eventos acontecendo, como aglomerações para ver fogos de artifícios ou desfiles de moda, e o agente tem que se infiltrar para cumprir seus objetivos. Após cumprir sua missão, o jogador deve encontrar uma forma de sair do lugar. O jogo também conta com o modo online Contracts, presente previamente em Absolution.

Os níveis lotados de NPCs, as milhares de opções disponíveis, o incrível valor replay e a dificuldade na progressão foram muito bem vistos, mas as longas telas de carregamento, a dificuldade de entender como os NPCs te reconhecem e alguns requerimentos online chatos desagradaram. A nota do lançamento inicial é 84. Agora, se formos considerar todos os episódios lançados, ela cai para 78,64.

1) Hitman 2: Silent Assassin (2002) — nota 84,75

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_800829-MLB29411063670_022019-O.jpg

E, em primeiríssimo lugar, temos o 2º jogo da franquia: Hitman 2: Silent Assassin. Lançado em 2002, se passa após os eventos de seu antecessor, com o Agente 47 se aposentando e tentando viver na tranquilidade, mas quando seu único amigo é raptado, ele decide voltar aos negócios para rastreá-lo e salvá-lo.

O game segue a mesma base do primeiro jogo e não apresenta grandes novidades na gameplay, mas melhora e arruma tudo o que foi apresentado nele, além de tornar as fases pouco lineares, dando uma maior liberdade para o jogador resolver os problemas da forma que bem entender.

Ele foi muito elogiado pelos analistas, os quais disseram que ele era tudo o que eles esperavam do primeiro game. Os elogios focaram na evolução técnica e gráfica em relação ao seu antecessor enquanto as críticas pesaram na inteligência artificial e nos resumos das missões. Ele vendeu quase 4 milhões de cópias. A sua nota é 84,75.

...

E aí, qual é o seu Hitman predileto? Deixe abaixo a sua lista!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.