Qual microfone gamer comprar?

4 min de leitura
Imagem de: Qual microfone gamer comprar?
Imagem: IMDb/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Fazer streaming de jogatinas está cada vez mais comum na comunidade gamer. Seja para mostrar para os amigos o seu gameplay ou para fazer isso de maneira profissional, plataformas como a Twitch facilitam muito essa atividade. Além disso, os próprios consoles permitem que os jogadores compartilhem ao vivo os seus jogos, para que qualquer pessoa possa assistir.

Porém, permitir que outras pessoas vejam é apenas parte de um bom streaming. Afinal, a graça está em ver o jogo sendo comentado pelo jogador, ou na sua interação com quem está assistindo. E é aí que entra uma ferramenta muito importante e que às vezes é ignorada: o microfone.

Com tantas opções disponíveis, é preciso saber qual microfone escolher para quem está começando, ou qual é o melhor modelo para fazer um upgrade. É isso que você vai conferir abaixo.

Finalidade

A primeira pergunta que você deve responder na hora de comprar um microfone é: que tipo de conteúdo eu quero produzir? Se você só quer que seus amigos te vejam jogar, modelos mais simples já servem. Por outro lado, se você quer um microfone para YouTube, um modelo que tenha uma captação melhor ou um microfone de lapela podem ser opções mais interessantes.

Se você pretende trabalhar com podcasts ou quer que seus vídeos tenham um som mais limpo, é importante tomar cuidado com modelos que podem captar ruído ambiente. Modelos mais sensíveis, como os condensadores, vão precisar de um equipamento auxiliar, ou deverão ser usados em locais com o máximo de isolamento acústico.

Tipo de captação

O tipo de captação também é um detalhe importante e irá interferir diretamente na qualidade do áudio e no preço microfone. Os mais comuns para quem produz conteúdo fazendo streaming são os condensadores, os dinâmicos e os omnidirecionais.

Os condensadores são os mais sensíveis e, por isso, os que vão captar melhor a voz. O problema é que se o seu computador faz muito ruído, isso irá interferir nas gravações.

Já os microfones dinâmicos são os modelos mais comuns para a captação de voz. Eles são menos sensíveis aos ruídos do ambiente, mas também precisam ficar mais próximos da fonte. Por isso, um pop filter é indicado para esses modelos.

Finalmente, uma opção bastante popular é a dos microfones omnidirecionais. Eles contam com captação em 360º, mas sem sofrer com ruídos. Os modelos de lapela costumam ser feitos com microfones omnidirecionais.

Agora que você já conhece o básico, conheça alguns modelos e veja qual é o melhor para as suas necessidades.

Microfone de Mesa, Docooler

54% off
Imagem: Microfone de Mesa, Docooler
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone de Mesa, Docooler

Microfone de mesa com estrutura ajustável e bom custo beneficio, ideal para gravação de voz ou conversas tanto no PC quanto no MAC.

R$ 68,98

Um modelo para quem quer apenas conversar com os amigos enquanto joga online, o microfone para PC da Docooler tem como principal característica o pescoço ajustável em 360°. Ele conta ainda com entrada USB plug and play, ou seja, basta conectá-lo ao PC e começar a usar.

Microfone Gamer com LED Warrior PH255

14% off
Imagem: Microfone Gamer com LED Warrior PH255
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone Gamer com LED Warrior PH255

Grave e faça transmissões online com alta qualidade de áudio. O Microfone Gamer com Led da Warrior é omnidirecional e conta com recursos de diminuição de ruídos. É flexível e possui base aderente.

R$ 105,76

Uma opção de microfone omnidirecional para transmissão de áudio em games ou streaming em vídeo, o Warrior PH255 conta ainda com um sistema que ajuda a reduzir os ruídos do ambiente, deixando o áudio mais limpo. Ele possui corpo em metal flexível, o que oferece maior durabilidade e previne possíveis danos, além de contar com luzes de LED para deixar a sua transmissão mais personalizada.

Microfone Gamer Quadcast, HyperX

Imagem: Microfone Gamer QuadCast, HyperX
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone Gamer QuadCast, HyperX

Vem com base anti-vibração, sensor de mudo com indicador em LED, 4 padrões polares selecionáveis, adaptador de montagem do microfone incluído e muito mais.

Se você já pretende começar com um microfone gamer mais profissional, ou quer fazer um upgrade para um modelo de maior qualidade, o Quadcast da HyperX é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Seu principal destaque são os quatro perfis auditivos —  estéreo, omnidirecional, cardioide e bidirecional — que permitem fazer ajustes mais finos para diferentes situações. Além disso, você também poderá conectá-lo diretamente no seu console ou PC, facilitando ainda mais o uso.

Microfone Fifine K670

Imagem: Microfone Fifine K670
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone Fifine K670

Com configuração descomplicada e som de alta qualidade, o microfone Fifine K670 é conectado via USB e conta com flexibilidade e portabilidade. Possui frequência mínima de 50kHz - 15kHz.

O Fifine microfone gamer é um ótimo modelo condensador para captar voz, o que faz dele uma boa opção para quem pretende gravar conteúdos narrados ou fazer podcasts. A conexão é via cabo USB e ele não precisa de drivers para a instalação. Outro detalhe importante é o controlador de intensidade do volume. Assim, é possível diminuir a sua sensibilidade em lugares com mais ruídos.

Microfone Starzz All-Roud, Trust

Imagem: Microfone Starzz All-Roud, Trust
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone Starzz All-Roud, Trust

Microfone Starzz All-rounda da Trust ideal para gravações e streaming de jogos. Conta com tripé e cabo extra longo de 2.5m. Com qualidade de áudio, fornece um som nítido e natural.

Se você prefere algo mais simples, para evitar ter que investir em equipamento auxiliares, o microfone dinâmico Starzz All-Roud é uma boa opção. Ele vem com um tripé e também conta com um botão para mutar, para quando você não quiser que alguma conversa sua seja transmitida.

Microfone de lapela, Audio-Technica

Imagem: Microfone sem fio lapela, wireless
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone sem fio lapela, wireless

Para você gravar o áudio com melhor qualidade, essa lapela possui microfone sem fio de alta sensibilidade e componentes SMD.

O microfone de lapela omnidirecional da Audio-Technica é uma boa opção para quem pretende gravar vídeos, por ser discreto e contar com uma boa qualidade de áudio. Ele já vem com um clipe de roupa, bateria LR44, espuma e um adaptador para microfone/fone de ouvido, podendo ser usado diretamente em smartphones, além de computadores ou câmeras que tenham uma conexão de fones de ouvido de 3,5 mm.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.