DualSense do PS5 apresenta problema de drift e iFixit explica a causa

1 min de leitura
Imagem de: DualSense do PS5 apresenta problema de drift e iFixit explica a causa
Imagem: Sony

Jogadores do PlayStation 5 estão enfrentando um problema sério com o DualSense, controle do videogame que chegou como uma das grandes novidades desta geração de consoles. Após algum tempo de uso, o controle tem um de seus analógicos com defeito, preso em uma direção quando não está recebendo nenhum comando.

O site iFixit, conhecido por analisar a reparabilidade de dispositivos, deu uma boa olhada no DualSense e explica que este problema não é surpresa. Isso porque a forma como o analógico é montado é a mesma de outros modelos do mercado que já apresentaram o mesmo problema. O DualShock 4, o controle de Xbox One e até mesmo os controles de Nintendo Switch Pro, entram na categoria que utiliza este tipo de montagem.

O potenciômetro, de acordo com o iFixit, é o principal componente que está apresentando defeito no DualSense. Além de poder ser impedido de funcionar por pequenas partículas de poeira, comida ou qualquer outro elemento externo, ele também tem um ciclo de vida útil baixo. De acordo com a página oficial da peça utilizada para a construção do controle do PlayStation 5, cada peça dessas pode durar até 2 milhões de ciclos. E o clique do analógico (R3, L3) tem garantia de durabilidade por até 500 mil cliques.

Estes ciclos também dependem muito da intensidade do gameplay e do tipo de jogo jogado. Como exemplo, o iFixit utilizou Call of Duty: Warzone e chegou à conclusão de que isto é equivalente a cerca de 400 horas do jogo. Após estas horas jogando um fps com tal intensidade o controle pode apresentar problemas.

O pior para quem enfrente este problema é a dificuldade em reparar sozinho, já que a troca de componentes não é tão barata e nem simples. Além disso obter o suporte da Sony não é fácil. Nos EUA, conforme explicado neste vídeo, é possível enviar o dispositivo para ser analisado e consertado, mas é necessário passar por um longo atendimento via telefone e arcar com os custos de envio. De qualquer forma, ao menos a empresa explica que o envio de retorno, após o reparo, é gratuito.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.