Nintendo Switch com Android 10 roda emuladores e até Cyberpunk 2077

2 min de leitura
Imagem de: Nintendo Switch com Android 10 roda emuladores e até Cyberpunk 2077

Sim, é possível rodar Cyberpunk 2077 na tela de um Nintendo Switch desde que ele esteja com o Android 10 instalado. Isso porque a Steam, através do Steam Link, permite que você rode jogos do seu PC em telas com o aplicativo. Foi pensando nesta e em outras possibilidades que o jornalista e programador Adam Conway, do site XDA Developers, resolveu combinar o videogame com o sistema mobile da Google.

No artigo, Conway conta que hoje está muito mais fácil de fazer a instalação do Android no Nintendo Switch. Para isto, comenta ter utilizado a interface Hekate, que facilita o preparo e possibilita que o usuário escolha entre rodar o videogame normalmente ou iniciar o sistema de dispositivos móveis.

Apesar de o feito estar sendo facilitado, vale ressaltar que a Nintendo não aprova a prática. Além disso, não é todo dono de Switch que vai conseguir fazer a instalação, alguns aparelhos não são hackeáveis, algo que pode ser conferido através do número de série do aparelho neste site.

De qualquer forma, este meio de instalação dificulta as suspeitas da fabricante de consoles, porque o sistema fica no cartão microSD. Até o momento se comenta que a empresa não tem como descobrir e banir aqueles que fizerem isso.

Para quem se pergunta quais são as vantagens de utilizar um Nintendo Switch com Android 10, Conway explica que você pode utilizar grande parte dos aplicativos da PlayStore e que também é possível navegar utilizando os botões do portátil. Mas a grande vantagem é jogar, apesar de ter um grande porém neste quesito.

Como o console de mão já não é tão novo (foi lançado em 2017), fica difícil rodar os games mais atuais e há outras limitações de hardware que dificultam seu uso. Para ajudar a ter uma ideia do desempenho do conjunto de especificações, o processador mais potente atual da Qualcomm para celulares consegue pontuação de 3500 no teste de desempenho Geekbench 5. No mesmo teste, o Switch marca 823. Isso mostra que quem quiser rodar jogos um pouco mais pesados vai sofrer com desempenho e muitas vezes jogar com gráficos no mínimo.

Ainda assim, esta acaba sendo uma boa opção para quem curte emuladores de videogames mais antigos e que rodam numa boa em aparelhos mais simples.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.