Teclado de membrana ou mecânico: qual vale mais a pena?

4 min de leitura
Imagem de: Teclado de membrana ou mecânico: qual vale mais a pena?
Imagem: https://unsplash.com/photos/nkLivBi2Mvs
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Teclados mecânicos são excelentes para jogos. Mas, será que isso é uma regra, ou há excesso de propaganda? E quanto a outras atividades, quais seriam as vantagens que um teclado mecânico pode oferecer?

Saber escolher o melhor teclado, de acordo com as suas necessidades, é importante para que você invista seu dinheiro da melhor maneira possível. Teclados mecânicos custam mais que os teclados de membrana. E, entre esses dois tipos, ainda há modelos de diversas faixas de preços. Por isso, é essencial que você entenda como eles funcionam e porque há essas peculiaridades.

Confira logo abaixo quais as diferenças entre os teclados de membrana e os mecânicos.

Teclado de membrana

O teclado de membrana é um teclado comum, que possui um material emborrachado entre as teclas e placa que contém os circuitos de acionamento na digitação. Esse material emborrachado pode ser uma membrana inteiriça ou mesmo pinos separados.

Esses modelos são mais baratos porque o material emborrachado costuma ressecar e endurecer com o passar do tempo, o que torna o acionamento das teclas mais difícil. Obviamente, há alguns modelos premium, cuja membrana continua macia, mesmo após anos de uso.

Ainda assim, o acionamento das teclas pode apresentar atraso, e, por isso, eles não são indicados para jogadores avançados.

Teclado mecânico

Esse tipo de teclado possui um dispositivo mecânico para o acionamento de cada tecla ao invés de entrar em contato com um material emborrachado. Isso permite oferecer diferentes tipos de interruptores (switches) de teclas mais ou menos indicados, dependendo da finalidade, o que inclui um dedicado aos gamers.

Profissionais que passam muito tempo digitando, como redatores, escritores e programadores, também preferem teclados mecânicos, devido ao conforto, durabilidade e recursos como sensibilidade tátil e resposta sonora.

O termo “gamer”

O termo gamer pode acompanhar qualquer tipo de teclado, desde que seu objetivo seja agradar aos fãs de jogos. Por isso, geralmente esses modelos contam com visual robusto, LEDs coloridos e recursos extras.

Agora que você já consegue entender as diferenças entre teclados mecânicos e de membrana, confira alguns modelos indicados por nossa equipe.

Teclado T-Dagger Tanker RGB

Imagem: Teclado Gamer T-Dagger tanker
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Gamer T-Dagger tanker

Teclado Gamer da T-Dagger com interruptores da membrana personalizados para melhor desempenho em jogos. Conta com iluminação LED RGB, 20 teclas multimídias e otimizado para jogos de FPS, RPGs e MOBAs.

Esse teclado gamer tem padrão americano, e é otimizado para jogos de FPS, MOBA e RPGs. Para maior durabilidade, ele conta com cabo trançado e conector USB banhado a ouro. Há ainda 25 teclas com sistema anti-ghosting, 20 teclas multimídia, cinco modos de iluminação RGB, teclas WASD e setas direcionais alternáveis.

Teclado Corsair K55 RGB

Imagem: Teclado Gamer Corsair K55
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Gamer Corsair K55

O Teclado Gamer Corsair K55 possui retroiluminação RGB dinâmica de três zonas, 6 teclas macro programáveis e multi-teclas com anti-ghosting, o que garante mais precisão nas teclas.

O  teclado K55 também é de membrana, e traz mais de 10 modos de iluminação RGB, com três zonas específicas, para maior imersão. Outros recursos incluem teclas multimídia dedicadas, acionamento de teclas suave, sistema anti-ghosting e seis teclas macro programáveis - bem úteis para acionar comandos específicos em determinados jogos. Ele ainda conta com um descanso de pulso emborrachado, que pode ser destacado. O padrão é americano.

Teclado HyperX Alloy Core RGB

10% off
Imagem: Teclado Gamer HyperX Alloy Core RGB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Gamer HyperX Alloy Core RGB

Com teclas silenciosas e ágeis, o Alloy Core tem feitos RGB suaves e elegantes, 6 efeitos predefinidos de luzes, resistência a líquidos e muito mais.

R$ 316,00

Uma boa opção de teclado de membrana da HyperX. Cheio de recursos avançados, o Alloy Core possui resistência a respingos d’água, sistema anti-ghosting, seis efeitos de iluminação RGB pré-definidos e suporte para cinco zonas multicoloridas, teclas silenciosas com acionamento rápido e sensação tátil, teclas multimídia dedicadas, teclas de acesso rápido para controle dos efeitos de iluminação e modo de bloqueio sem necessidade de bloquear o sistema. O padrão é o brasileiro (ABNT2).

Teclado Logitech G213 Prodigy

Imagem: Teclado Gamer Logitech G213 Prodigy
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Gamer Logitech G213 Prodigy

Um teclado durável e muito bem estruturado. Possui teclas com iluminação RGB, apoio para as mão e é impermeável a derramamentos!

Com iluminação RGB e zonas personalizáveis, esse teclado Logitech também é resistente a derramamento de líquidos, tem sistema anti-ghosting quatro vezes mais rápido que o padrão, teclas multimídia dedicadas e vem com descanso de pulso integrado. Ele é um teclado de membrana e usa o padrão americano.

Teclado HyperX Alloy FPS Pro Blue

Imagem: Teclado Mecânico Gamer HyperX Alloy FPS Pro, LED
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Mecânico Gamer HyperX Alloy FPS Pro, LED

Com teclas bem volumosas, que vão dar uma sensação prazerosa na hora de digitar, conta com 6 modos de LED e 5 níveis de brilho. Um modelo confiável e sem teclado numérico, o que maximiza o espaço.

Outra opção da HyperX, o Alloy FPS Pro conta com iluminação em vermelho, seis efeitos e cinco níveis de brilho, switches azuis Cherry MX, sistema anti-ghosting e cabo trançado removível.

Esse modelo usa o padrão americano e não conta com teclado numérico.

Teclado Mecânico Logitech G915 RGB

Imagem: Teclado Mecânico Gamer Logitech G915
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Mecânico Gamer Logitech G915

Teclado Mecânico Gamer sem fio da Logitech, conta com design ultrafino e tecnologia Lightsync RGB. Possui bateria de 30 horas de duração e switches mecânicos de baixo perfil GL Tactile.

Modelo premium da Logitech, o G915 é um teclado mecânico sem fio e se destaca por oferecer design ultrafino, switches mecânicos com perfil baixo GL Tátil e por não precisar de pilhas (é recarregável). Ele usa o padrão americano, e tem iluminação RGB compatível com a tecnologia LightSync, que faz os LEDs reagirem às ações do jogos, ou de acordo com a música ou cor da tela.

Teclado Mecânico Corsair K70 Rapidfire

8% off
Imagem: Teclado Mecânico Gamer Corsair K70
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teclado Mecânico Gamer Corsair K70

Teclado mecânico Gamer Corsair K70 com teclas anti-ghosting e teclas de acionamento ultrarrápido. Possui estrutura em alumínio e controle de iluminação avançado. Conta com descanso de pulso destacável.

R$ 1.224,59

O Corsair K70 Rapidfire é indicado para jogadores entusiastas, já que é o teclado mecânico mais rápido da Corsair. Ele usa o padrão americano, possui sistema anti-ghosting e acionamento de teclas ultrarrápido. Uma super estrutura em alumínio escovado garante durabilidade acima da média. Há ainda controles avançados dos efeitos de iluminação (em vermelho), suporte para programação avançadas de macro, teclas multimídia dedicadas e descanso de pulso destacável.

Teclado de membrana ou mecânico: qual vale mais a pena?