Documentário mostra que games podem ser terapia para crianças com câncer

1 min de leitura
Imagem de: Documentário mostra que games podem ser terapia para crianças com câncer
Imagem: Fundación Juegaterapia

Videogame é bom demais! Não precisa nem de muita força pra defender essa frase, pois aqui todo mundo sabe que os jogos são realmente muito legais. Mas o que nem todo mundo sabe é que os jogos eletrônicos podem ser muito mais do que entretenimento, eles podem ser terapia para crianças com câncer. E é isso o que o documentário “La Quimio Jugando se Pasa Volando” (A quimioterapia jogando, passa voando, em tradução livre).

Este documentário foi produzido em Madri pela fundação Juegoterapia, sendo focado em demonstrar os resultados de um estudo pioneiro realizado no hospital La Paz da capital espanhola. De acordo com os produtores, o estudo “confirma que jogar videogames durante o tratamento da quimioterapia faz com que as crianças sintam menos dor e isso ainda favorece o processo de cura”.

Como relatado pelo site Xataka, a pesquisa usou vários dados para comprovar a teoria. Além de trazer vários relatos de crianças que lutam contra o câncer, famílias, médicos e também de membros da fundação Juegoterapia. Na obra também é possível ver que o uso da terapia alternativa faz com que as crianças precisem de doses menores de morfina (um poderoso analgésico à base de opioides) para passar pelos efeitos da quimio.

“La Quimio Jugando se Pasa Volando” ainda não está disponível no Brasil, mas na Espanha o documentário está disponível nos serviços Amazon Prime Video e Filmin. Além da fundação Juegoterapia, também há a participação da Sony Interactive, que também foi responsável por ceder consoles e jogos para os estudos. Fica aí mais uma prova de que os videogames podem ser muito mais do que uma simples diversão. E que ele chegue logo aqui no Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.