Twitch remove o emoji PogChamp depois do ocorrido no Capitólio; entenda

2 min de leitura
Imagem de: Twitch remove o emoji PogChamp depois do ocorrido no Capitólio; entenda

A Twitch decidiu banir permanentemente o emoji popular do 'PogChamp' na última quarta-feira (07). A decisão da empresa veio depois que Gootecks — atleta de games de luta que serve de referência ao emote criado em 2009 — publicou um tweet encorajando mais "agitação civil" após um tumulto no Capitólio dos Estados Unidos, que foi tomado por apoiadores de Donald Trump na tarde de ontem.

O atleta encoraja os seguidores de sua rede social a criarem ainda mais tumulto depois que uma mulher foi baleada durante a invasão do Capitólio e não resistiu aos ferimentos. Confira a publicação:

"Haverá agitação civil para a mulher que foi executada dentro do Capitólio hoje ou o #MAGAMartyr morrerá em vão?", diz um trecho da publicação de Gootecks.

Algumas horas depois, a Twitch tomou a decisão de remover o emoji do atleta da plataforma. Confira o comunicado da empresa na íntegra, também via Twitter:

"Tomamos a decisão de remover o emote PogChamp após as declarações da face do emoji encorajando mais violência após o que aconteceu no Capitólio hoje [07].

Queremos que o sentimento e o uso de Pog continuem vivos — seu significado é muito maior do que a pessoa retratada ou a própria imagem — e tem um grande lugar na cultura Twitch. No entanto, não podemos em sã consciência continuar a permitir o uso da imagem.

Vamos trabalhar com a comunidade para criar um novo emoji para os momentos mais agitados da Twitch".

PogChamp (2009-2021)

Ao lado do emoji 'Kappa', PogChamp é um dos mais antigos da Twitch e era usado desde 2009 pelos telespectadores para exibir emoção nos chats da plataforma. PogChamp, ou “poggers”, tornou-se sinônimo de meme nas transmissões ao vivo devido à sua popularidade.

Como explicado acima, o emoji tem como inspiração o rosto do atleta de jogos de luta Ryan “Gootecks” Gutierrez. Confira um vídeo do meme:

A Twitch prometeu que vai criar um novo emoji que represente a plataforma e desde então diversos seguidores estão enviando fotos no Twitter na esperança de se tornarem o novo emoji do chat.

Achou correta a atitude da plataforma? Comente conosco na sessão de comentários abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.