Cyberpunk 2077 tem falsa versão no Android com ransomware

1 min de leitura
Imagem de: Cyberpunk 2077 tem falsa versão no Android com ransomware
Imagem: Kaspersky

Quando um grande título AAA chega às lojas, é comum ver diversos clones ou downloads derivados que tentam copiar o seu nome ao máximo para fisgar cliques de jogadores desavisados. Com Cyberpunk 2077 não foi diferente, mas ainda temos um agravante: a falsa versão do jogo para Android inclui um ransomware!

Pesquisadores da Kaspersky estudaram o tal "beta" para Android e notaram que ele bloqueia os dados das vítimas e então cobra 500 dólares (cerca de R$ 2.580 na conversão atual) pelo resgate das informações. Tatyana Shishkova publicou no blog da Kaspersky a descoberta e falou um pouco sobre o problema:

"Os cibercriminosos deixaram a chave de descriptografia incorporada no corpo do trojan", explicou Tatyana. "Isso significa que é possível descriptografar os arquivos sem pagar pelo resgate. Porém, daqui para frente, é importante que todos os jogadores tomem cuidado extra sobre onde devem baixar os jogos - especialmente, se estiver sendo oferecida uma ‘versão beta’ em uma nova plataforma."

Infelizmente, os cibercriminosos auto denominados como CoderWare já conseguiram arrecadar mais de 8.300 dólares em bitcoins através desse golpe, que coloca um prompt na tela do celular avisando que "seus arquivos foram criptografados e só receberão a chave para desbloqueá-los após transferirem 500 dólares em bitcoin no prazo de 10 horas".

Então tome muito cuidado enquanto estiver navegando pela Play Store e evite ao máximo baixar arquivos que não sejam oficiais para ficar seguro!


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.