Redação inteira de esports do canal Loading pede demissão [atualizado]

2 min de leitura
Imagem de: Redação inteira de esports do canal Loading pede demissão [atualizado]
Imagem: Twitter Barbara Gutierrez

O canal de tv aberta Loading foi oficialmente ao ar no último dia 8 de dezembro, mas hoje (11) já protagonizou uma grande polêmica: a redação inteira do bloco Metagaming pediu demissão alegando diferenças editoriais inconciliáveis e censura por parte da emissora.

Todos os 16 integrantes da redação saíram da equipe e muitos deles usaram as suas redes sociais para reclamar da situação. O uso de imagens com receitas de culinária foi um dos temas mais recorrentes entre os antigos redatores, em clara alusão ao período da ditadura militar no Brasil, quando os jornais publicavam exatamente esse tipo de protesto.

Até agora, apenas dois episódios do Metagaming foram exibidos ao público, ambos relativamente inofensivos e sem maiores controvérsias em suas pautas além de pequenas provocações sobre a prática de golpes em streams já no seu primeiro episódio.

Segundo apurou o site NaTelinha, a gota d'água ocorreu quando um integrante da redação teria feito uma matéria criticando uma desenvolvedora de jogos parceira do canal, recebendo então uma puxada de orelha da direção da Loading, que não gostou do direcionamento e foco da pauta, além de já estar incomodada com o foco em temas considerados polêmicos por eles, como machismo no meio dos videogames.

Ex-apresentadora do Metagaming e ex-editora assistente, Barbara Gutierrez disse em seu twitter pessoal que "não conseguiria falar sobre os assuntos que são importantes para mim e sempre permearam minha carreira como temas necessários para a evolução do cenário de esportes eletrônicos". A Loading ainda não se pronunciou.

[Atualizado]: a assessoria do Loading enviou ao Voxel o pronunciamento oficial da empresa sobre o caso. Segue na íntegra:

Devido ao desalinhamento entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa Metagaming, decidimos reestruturar a atração.

Importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva. Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento.

Agradecemos publicamente todo o time do Metagaming que dividiu conosco esses últimos meses, inclusive a incrível estreia. Seguimos em caminhos diferentes, mas com a certeza da competência e do sucesso de todos vocês. Obrigado por fazerem parte da nossa história.

Redação inteira de esports do canal Loading pede demissão [atualizado]