Hearthstone anuncia expansão Delírios em Negraluna e novo modo Duelos

9 min de leitura
Imagem de: Hearthstone anuncia expansão Delírios em Negraluna e novo modo Duelos
Imagem: Blizzard

É melhor os fãs de Hearthstone prepararem os seus decks, dedos, e separar um bom tempo para jogar, pois a Blizzard caprichou e trouxe uma penca de novidades para o seu popular jogo de cartas com download grátis no PC, Android e iOS! Hoje, a produtora revelou Delírios em Negraluna, expansão que será lançada em 17 de novembro, além de revelar o novo modo competitivo Hearthstone: Duelos.

E não para por aí, já que o sistema de progressão do jogo também foi totalmente reformulado! Para entender melhor todas essas novidades, e conhecer um pouco mais sobre os 135 cards corrompidos pelo poder dos Deuses Antigos, a Blizzard gentilmente nos convidou para um papo exclusivo com John McIntyre, o designer no time de cards, e Pat Nagle, o lead designer de live content e lead designer do Duelos. Confira a seguir os melhores momentos da entrevista:

A maior atualização do jogo!

Como alguém que ama e acompanha Hearthstone há anos, fico impressionado com a quantidade de coisas que vocês anunciaram agora. Deve ser a maior atualização até agora? Como conseguiram lançar isso em um período tão complicado, com todo mundo em quarentena em plena pandemia do coronavírus?

John: “Como você bem disse, há muita coisa chegando nessa atualização, e uma delas é a expansão Delírios em Negraluna, que nós começamos a fazer mais de um ano atrás, quando começamos a falar sobre o tema e abordar os designs iniciais, que são sempre a nossa primeira etapa de desenvolvimento, onde tentamos encontrar os arquétipos de classes e mecânicas. Estávamos com cerca de 16 semanas de trabalho nela quando tivemos que migrar para o home office. Mas felizmente não acho que isso foi tão desafiador, ao menos em termos de desenvolvimento. Os maiores desafios foram mesmo o que todo mundo viveu pelo planeta: ter que ficar em quarentena. Como desenvolvedores, tínhamos acesso a todas as ferramentas que normalmente teríamos, só passamos a nos comunicar mais pelo Zoom, Slack, essas coisas."

"Já para retrabalhar o sistema de recompensas e sistemas… isso é algo que nós falamos sobre desde o Ano do Dragão, que foi quando decidimos colocar mais recursos nos Campos de Batalha. E aí fomos trabalhando e implementando o novo sistema de conquistas, o que certamente deu bastante trabalho para os nossos vários designers técnicos e engenheiros.”

Pat: “Algo que eu sinto que o John subestimou um pouco é que o time tinha vários objetivos diferentes, cada um trabalhando semi-separadamente em suas próprias coisas mas aí, estrategicamente, tudo convergiu em uma só grande mudança bem na hora do lançamento de Delírios em Negraluna. As novas cartas, sistemas remodelados, Duelos, tudo isso junto acabou sendo gigante! E concordando com o John, foi uma surpresa, ao menos para mim, como conseguimos ser tão efetivos e produtivos desde que, no começo desse ano, cada um foi para suas casas trabalhar, com videoconferências e cada um remotamente em seu PC. Fiquei positivamente surpreso com o quão efetivos fomos. O maior desafio foi reestabelecer nossas conexões e conversas a partir de casa, porque, apesar de termos esses cenários legais aqui no fundo do vídeo, se eu virasse a minha câmera agora, você veria o quarto dos meus filhos. (risos).

E como exatamente vai funcionar o sistema de progressão retrabalhado que vocês anunciaram hoje?

John: “Temos uma nova Trilha de Recompensas, onde ficam a maioria das suas recompensas, como ouro, pacotes de cartas, pontos de experiência, e você vai desbloqueando as coisas ao longo do caminho. As conquistas são desafios que te garantem experiência ao redor disso. E o que eu acho legal sobre isso é que eles podem te motivar a tentar jogar de formas que você talvez não fizesse de outra forma. É mais um incentivo para montar um deck maluco, tentar uma estratégia nova que você nunca tentaria. Enfim, foi feito para recompensar e incentivar os jogadores a experimentar o novo! Temos conquistas para o modo normal, Campos de Batalha, e são diferentes tipos de conquistas: algumas você cumpre, ganha o XP e é isso, outras são atreladas a progresso… não sei se há um exatamente assim mas, por exemplo, pode ter um desafio de “lance 10, 100, 1.000 cartas de bruxo”, e aí você ganha XP a cada etapa. ”

“Cada temporada vai ter uma coleção diferente. Ou seja, vai ter uma Trilha de Recompensas nova toda vez que lançarmos uma nova expansão de Hearthstone. Isso vai ser a deixa para resetar a barra de progresso, e aí você começa a trabalhar nas novas recompensas. E uma das razões pelas quais fizemos isso é porque, tradicionalmente, se você queria ganhar ouro, a forma de fazer isso era cumprir as missões, e isso te motivava a jogar o modo normal. Já com as novidades, sentimentos que isso motiva as pessoas a jogarem todos os diferentes modos, então isso deve ser a coisa que nos deixa mais empolgados!”

E também teremos uma nova página de perfil, certo? Parece mais uma mudança enorme! Será que as novas estatísticas de lá vão motivar as pessoas a experimentar os novos modos também?

John: “O jeito como eu imagino é que, atualmente, o seu perfil, seu ícone, mostra apenas o seu rank mais alto. E agora nós mostramos tudo, o que eu acho que pode te motivar a jogar alguns modos que você não estava jogando antes, ao invés de se dedicar a um só. Como jogador, eu me divirto experimentando de tudo, especialmente na medida em que mais deles são lançados, como o Duelos agora.”

Pat: “Eu concordo, acho que a página de Perfil, e o novo sistema de conquistas, é uma forma de reconhecer todas as formas diferentes de jogar Hearthstone. Por isso vamos destacar isso no seu Perfil. É como se estivéssemos oferecendo uma sugestão aos jogadores. Acho que pode ser muito positivo entrar no jogo e ver que tem uma ampla variedade de coisas que você pode fazer, e tudo te leva em direção às recompensas. Mesmo que você não queira jogar um determinado modo hoje, você ainda pode progredir jogando qualquer outro estilo de Hearthstone que quiser.”

Eu tive a chance de testar o Duelos antecipadamente com vocês e foi incrível! Deve ter dado um trabalhão balancear tudo, né? Pode falar um pouco sobre como funcionam os bastidores para tornar as partidas o mais justas possível?

Pat: “Essa é uma ótima pergunta! Porque, antes de mais nada, no Duelos o matchmaking é bem mais orgânico, porque você enfrenta jogadores que estão na mesma etapa que você. Porque existe uma progressão de força, então mesmo que alguém não seja muito bom, ela em um round mais avançado já teria acesso a muitas melhorias e poderes, então é uma vantagem que a gente quer evitar. Então ao menos em termos de poderes, temos a garantia de que os jogadores estarão sempre alinhados. Por baixo do capô também temos um sistema de MMR, com um pouco de magia envolvida para tentar fazer com que as pessoas enfrentem rivais de habilidade parecida.

O novo modo Duelos promete muita diversão para novatos e veteranosO novo modo Duelos promete muita diversão para novatos e veteranosFonte:  Blizzard 

Há muitos e muitos números trabalhando em conjunto para tentar garantir isso, então é importante que, primeiro, tentamos colocar pessoas com poderes iguais para jogar, mas também de habilidades parecidas para tentar evitar que os jogadores muito muito bons esmaguem os novatos. E na própria estrutura dos Duelos, você joga até ter perdido três partidas, então quanto mais você joga, mais vai encontrar pessoas que também estão em uma campanha bem-sucedida, e provavelmente elas serão melhores também. A tendência é que os melhores se agrupem lá nas oito, nove vitórias, enquanto no começo fica mais nivelado por baixo e mais povoado também.”

E você acha que alguém que acabou de instalar Hearthstone pela primeira vez já pode saltar direto para o Duelos, ou é melhor mexer um pouco nos outros modos antes?

Pat: “Há algumas coisas para se levar em conta… O fato é que queremos que Duelos seja tão acessível quanto for possível. Você começa construindo um deck de sua coleção, então só isso, exigir um conhecimento de construção de deck, provavelmente seria melhor alguém muito novato conhecer um pouco mais de Hearthstone antes mas, mesmo considerando isso, um deck de 15 cartas é super fácil de fazer, então não deve demorar tempo demais. Além disso, o poder de herói e tesouro que você ganha no começo são o ponto de partida da construção, e uma vez que você entende as cartas que funcionam melhor com isso, tudo fica mais simples. Eu ainda não diria que um completo novato deveria ir pro Duelos, acho que precisa de ao menos um pouquinho de contexto, mas certamente uma meta nossa era que o modo estivesse acessível a todos os perfis de jogadores de Hearthstone. É por isso que tornamos o processo de montar os decks super simples e divertido.”

A nova expansão Delírios em Negraluna chega em 17 de novembroA nova expansão Delírios em Negraluna chega em 17 de novembroFonte:  Blizzard 

E quais os personagens, cartas ou poderes favoritos de vocês para essa nova leva de conteúdo? Com o que mais gostam de jogar?

Pat: “Para o Duelos, eu gosto… do Omu, porque eu curto os druidas! Como mencionei antes, cada herói tem seus poderes únicos, e eu realmente adoro o seu Tesouro único. O acesso antecipado para o modo chega hoje, dia 22, e já vai dar para curtir um poder e tesouro por herói. Depois vamos adicionar mais deles ”

John: “Eu gosto muito dos magos, amo o Mozaki. Eu lembro que trabalhei na coleção de Scolomântia, no arquétipo de danos por feitiço, e eu amo poder ganhar um passivo que aumenta o seu dano de magias, deixar isso já bem aumentado desde o começo, amo como isso impacta as cartas da expansão!”

A minha impressão é que Hearthstone está, atualmente, em sua melhor fase, com um monte de conteúdo novo. Como vocês se sentem com esse ritmo de lançamentos? Alguma mensagem final para os seus fãs?

Pat: “Temos cada vez mais formas de jogar Hearthstone, e isso nos empolga demais! O jogo básico de Hearthstone já era tão divertido, e agora podemos dar às pessoas mais e mais opções e um fluxo constante de formas de jogar. Para mim, trabalhando no time, é uma época legal demais!”

Para a alegria dos fãs, os Deuses Antigos estão de volta à Hearthstone!Para a alegria dos fãs, os Deuses Antigos estão de volta à Hearthstone!Fonte:  Blizzard 

John: “Nossos fãs vêm pedindo por novos modos há um tempão, e a criação do Campos de Batalha, Duelos, tudo que fizemos… acho que uma das razões das pessoas estarem jogando mais Hearthstone é que temos mais recursos, mudamos a nossa filosofia um pouco, praticamente todo mês tem algo de novo sendo adicionado ao jogo, algo para chamar a sua atenção. Tem sido muito divertido jogar isso, e tão ou mais divertido jogar também!"

“Eu estou super empolgado com o retorno dos Deuses Antigos, são favoritos dos fãs e finalmente conseguimos trazê-los ao jogo. Como eu também sou fã, fazer isso acabou sendo um presente para mim mesmo também! (risos) Espero que todo mundo esteja tão empolgado quanto nós estamos!”

Pat: “Espero ver vocês no Duelos! #TimeOmu”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.