Criador da Epic Games diz que mercado de consoles terá grande retrocesso

2 min de leitura
Imagem de: Criador da Epic Games diz que mercado de consoles terá grande retrocesso

O mercado de consoles vai diminuir? Essa discussão é quase tão velha quanto o Atari e desde sempre surge em alguns momentos, mas quando grandes nomes da indústria aparecem para dar pitaco, vale a pena parar para ouvir. Dessa vez, Tim Sweeney, fundador da Epic Games, comentou um pouco sobre as suas previsões para o mercado de jogos.

De acordo com Sweeney, as vendas de Natal (tanto de consoles quanto de jogos) demonstra que em breve a indústria de video games sofrerá um retrocesso. O fundador não acredite que seja algo sazonal, ou seja, temporário ou de época, e sim uma soma de fatores que vão diminuir cada vez mais a indústria de consoles, como o novo modelo de negócio de aparelhos intermediários e o avanço dos jogos mobile.

Tim Sweeney

O criador da Epic Games argumenta que os jogadores não querem mais jogar em video games. Segundo Sweeney, apenas os jogadores mais velhos ainda se prendem a esse modelo (e mesmo eles estão desistindo), pois os mais novos já estão mudando paradigmas e partindo para outros segmentos.

O fundador da Epic Games diz que o último Natal prova que o mercado de console diminuirá em breve

Seria o modelo PS4 Pro/Scorpio tão ruim assim? Para Sweeney, sim

Outra crítica de Tim Sweeney à indústria é o novo modelo que as fabricantes de consoles estão adotando, com um aparelho “intermediário” entre as gerações, que dão um suspiro de vida maior. Além de não ser atrativo para o público comprar “todo Natal” um novo video game (palavras do próprio executivo), as vendas ficam abaixo do esperado e o custo impacta a indústria de forma geral.

Sweeney diz que o novo modelo de consoles pode custar muito caro à indústria de jogos

Em outras palavras: as próprias produtoras sofrem quando devem se adaptar e correr atrás do desenvolvimento de jogos para um novo hardware. Caso a frequência diminua cada vez mais, isso só tende a complicar a vida dos desenvolvedores. Sweeney diz que a Epic não sofreu neste momento porque previu há quatro anos que isso poderia acontecer, algo que foi facilmente adaptado com Paragon.

Project Scorpio

Diga lá, Sweeney: qual é o futuro?

A grande aposta do fundador da Epic Games está no PC e nas plataformas mobile. Sweeney diz que a nova geração já está crescendo com os dispositivos móveis nas mãos e se acostumou com esse modelo, preferindo jogatinas mais rápidas e segmentadas ao longo do dia, que geralmente dispensam sessões de quatro horas ou mais na frente de uma TV.

Quanto aos jogadores de consoles, o executivo diz que cada vez mais eles migram para os computadores e deixam os aparelhos de mesa de lado, pois segundo ele, o PC está se tornando uma forma mais conveniente de jogar, além de a plataforma ter jogos cada vez mais atrativos ao público, como League of Legends, DotA e Overwatch.

Será que a opinião de Sweeney é precipitada? Há contradições

Apesar de ser um grande nome na indústria, algumas informações expressadas por Sweeney podem ser contraditórias, já que os consoles são bem-vistos justamente pela facilidade e comodidade e ainda são muito bem-sucedido entre o público jovem, que geralmente tem dificuldade nos computadores de mesa. Além disso, pode ser um pouco cedo para precipitar a morte dos novos modelos de console, não é mesmo? E aí, você concorda com ele? Ou acha que ele foi precipitado em expor a opinião?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.