Masoquismo: confira 10 dos jogos mais difíceis de todos os tempos

4 min de leitura
Imagem de: Masoquismo: confira 10 dos jogos mais difíceis de todos os tempos
Avatar do autor

Equipe TecMundo

*Esta matéria é de autoria de Fernando Telles (via N-Experts)

Há quem diga que as boas doses de adrenalina proporcionadas por uma jogatina com maior dificuldade deram lugar a um cenário mais amigável e receptivo aos diferentes públicos da comunidade gamer. Por causa disso, quem gosta de títulos realmente desafiadores acabou se sentindo abandonado pelas desenvolvedoras nos últimos anos, o que tem seu fundo de verdade.

Pode até parecer um papo saudosista, mas é inegável que em muitos jogos da atualidade o aumento de dificuldade significa simplesmente ter mais inimigos e menos defesa ou munição, o que não agrada quem quer ser obrigado a pensar fora da caixinha para fechar um game.

Se você compartilha dessa sensação, saiba que não há mais o que temer: o TecMundo Games preparou uma lista quentinha com 10 dos títulos mais difíceis de todos os tempos, daqueles que te fazem fritar o cérebro na hora de derrotar um chefão ou resolver um quebra-cabeças. Veja só:

1. Ninja Gaiden II

Desenvolvida pela Tecmo, a franquia Ninja Gaiden já é considerada uma das mais difíceis pelos gamers que curtem dificuldades elevadas. Ninja Gaiden II, trazido em parceria com a Microsoft, leva esse conceito ao extremo por ter inimigos ‘impossíveis’ até mesmo na dificuldade normal.

Quem for insano o suficiente para jogá-lo no modo Master Ninja precisa se preparar para projéteis, garras e golpes incrivelmente rápidos, nada que não possa ficar pior, é claro: nos últimos níveis, a grande maioria dos inimigos conta com canhões de precisão cirúrgica.

2. Dark Souls

Não há lista de jogos difíceis que não contenha Dark Souls (ou o seu antecessor espiritual, Demon’s Souls) como uma das franquias mais desafiadoras no cenário gamer mais recente. Em um mundo onde jogos desafiadores ficaram no passado, Dark Souls foi concebido desde o seu início para punir quem erra... punir com a morte.

Tema qualquer inimigo e qualquer cenário, pois tudo pode e vai te matar (até mesmo glitches do jogo). A parte boa disso tudo é finalmente vencer e ver que as mãos suadas cumpriram bem o seu papel.

3. FTL - Faster Than Light

De jogabilidade relativamente simples, Faster Than Light se revela um título sobre-humano conforme o jogador avança nas horas de gameplay. O objetivo consiste em fugir de uma frota inimiga mantendo sua nave e tripulação íntegros, bem como as informações confidenciais que você entregará aos seus aliados a milhares de anos-luz de distância.

Entretanto, os enormes desafios dessa trajetória incluem possíveis incêndios misteriosos nas espaçonaves e até mesmo invasões por parte dos inimigos dentro de veículos espaciais.

4. Megaman 9

Megaman 9 pode não aparentar, mas é muito mais jovem do que o seu visual 8-bits. Lançado no início da última tendência retrô, em 2008, o jogo herdou não só os gráficos, mas também a jogabilidade exigente dos títulos que ficaram na memória.

Na trama de Megaman 9, o robozinho mais famoso dos games tem de defender a honra de seu criador, Dr. Light, acusado pelo vilão Dr. Wily de ter instaurado um caos robótico por todo o mundo.

5. Devil May Cry

Assim como o já citado Dark Souls, a franquia Devil May Cry é uma das mais conhecidas quando o assunto é o nível de exigência presente nos games. Aqui, o desafio maior não está em apenas concluir os jogos – o que já requer bastante paciência e habilidade –, mas sim fazer isso com destreza e alcançar as notas mais altas ao fim de cada capítulo.

Quem joga Devil May Cry precisa ter movimentos rápidos, bem orquestrados e graciosos, pois tudo isso conta na hora de avaliar como o jogador se saiu no gameplay.

6. Super Meat Boy

Lançado em 2010, Super Meat Boy é um verdadeiro pesadelo em forma de jogo, pois consiste em guiar o personagem entre serras, lanças, espinhos e inimigos cada vez mais difíceis de derrotar com o único objetivo de alcançar a sua amada.

Super Meat Boy exige cérebro e dedos extremamente rápidos — nada que algumas horas de prática não te ajudem a alcançar.

7. Ghosts’n Goblins

Considerado por muitos como o jogo mais difícil já criado, Ghosts’n Goblins é a prova definitiva de que gamers adoram o gostinho da frustração: a sacada está em manter o jogador em alerta constante, fazendo-o temer pela vida de Arthur, o protagonista da trama, como se fosse a sua própria.

Original de 1985, Ghosts’n Goblins foi uma máquina de fazer dinheiro para os donos de fliperamas porque continha uma série de armadilhas escondidas em vários bônus, inimigos que surgiam de toda parte e um final que obrigava o jogador a passar por todas as fases mais uma vez. 

8. Battletoads

Quem nunca jogou Battletoads certamente já ouviu falar nesse nome. O game foi lançado em 1991 para aproveitar a popularidade das Tartarugas Ninja e acabou inaugurando uma categoria de games impossíveis de completar, daqueles que sequer se sabe como são as fases finais porque foram raríssimos os que chegaram lá.

A grande maioria dos jogadores se diverte mesmo com apenas os níveis iniciais da frenética corrida de sapos. O aumento de dificuldade é perceptível logo no terceiro estágio, o que não corresponde nem a 20% das fases totais do jogo.

9. Another World

Another World é uma obra de arte extremamente desafiadora; seu belo visual e sua jogabilidade problemática (ao menos quando jogado no próprio Super Nintendo) reforçam essa declaração.

O enredo do game conta as aventuras de Lester Knight Chaykin, que, após envolver-se em um incidente com um acelerador de partículas, é enviado para outro mundo dominado por humanoides.

10. Contra

Bastante popular no Brasil, o primeiro Contra foi lançado para o NES (ou Nintendinho) e é bem mais difícil do que muitos imaginam; por ser encarado como uma jogatina casual, poucos se dedicaram de verdade a completá-lo, menos ainda foram aqueles que conseguiram esse feito sem utilizar algum tipo de trapaça.

Um dos precursores do estilo ‘corra e atire’, Contra também foi responsável pela popularização do chamado ‘friendly-fire’, característica que permitia ao jogador atacar um aliado e tornava o progresso no game algo muito mais difícil.

***

E para você, quais são os jogos mais difíceis de todos os tempos, além da nossa humilde seleção acima? Compartilhe nos comentários, logo abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.