Que ano excepcional! Confira 8 RPGs de 2017 para ninguém botar defeito

6 min de leitura
Imagem de: Que ano excepcional! Confira 8 RPGs de 2017 para ninguém botar defeito
Avatar do autor

Equipe TecMundo

*Esta matéria é de autoria de Fernando Telles (via N-Experts)

Nem todo mundo sabe, mas a categoria de RPGs sempre esteve em alta nos games. Jogos desse estilo costumam ter um forte apelo multijogador, uma história longa e recheada de personagens com suas próprias trajetórias, além de, é claro, aquilo que diferencia um RPG de qualquer outro gênero: uma jogabilidade muito bem estruturada com base em itens e estatísticas para cada um dos jogadores.

A enorme variabilidade desse estilo de game acaba permitindo que o jogador explore muito mais a jogatina; combinar classes, itens, missões e diferentes grupos de amigos pode transformar duas experiências de um mesmo título em coisas completamente distintas, e essa é a graça dos RPGs.

Se você gosta desse tipo de gameplay e tem garimpado lançamentos nos últimos meses, saiba que essa é a lista perfeita para te ajudar. Confira abaixo aqueles que são (ou até mesmo os que virão a ser) os melhores RPGs deste ano:

1. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O novo game da Nintendo é um verdadeiro marco na história da companhia, já que, após anos tentando modernizar suas nostálgicas franquias, a gigante japonesa parece ter acertado em cheio com o novo Breath of the Wild, um jogo estupidamente fantástico, segundo o TecMundo Games disse aqui em análise e de críticos de todo o mundo, na verdade.

Lançado no início de março, o game conta com um novo motor gráfico capaz de unir visuais cartunescos e realistas num mesmo cenário. A jogabilidade também mudou e agora explora a criatividade de quem joga. Quem controla o personagem ganha um enorme mundo aberto pela frente e a possibilidade de realizar dungeons e quests de acordo com sua própria vontade.

O game só está disponível para Wii U e Switch, mas caso você não tenha nenhum desses consoles é provável que a nossa análise te ajude a ter um gostinho dessa obra de arte.

2. Kingdom Hearts HD 2.8 - Final Chapter Prologue

Esse não é exatamente um jogo novo, mas você já vai entender que ele está nessa lista por ser mais que isso: lançado em 28 de janeiro deste ano, o game é uma releitura do Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, lançado em 2012 para o Nintendo 3DS.

Mantendo a jogabilidade inspirada em Final Fantasy Versus XIII, a versão HD 2.8 remasterizada para o PS4 ainda traz uma coletânea de novidades para os fãs: um game novo, batizado como Birth by Sleep – A Fragmentary Passage, um novo capítulo mostrando eventos inéditos de Kingdom Hearts χe uma nova cinemática detalhando o início da trama como um todo.

O título já foi avaliado aqui no TecMundo Games e recebeu ótimos 91 pontos, dá uma olhada na nossa análise para entender melhor como tanto conteúdo se encaixou nessa coletânea.

3. Torchlight Mobile (em breve)

Em desenvolvimento pela Fedeen Games, Torchlight Mobile não será apenas um porte da popular franquia existente nos PCs. De acordo com seus responsáveis, o jogo está sendo construído do zero com base em tablets e smartphones. Mesmo estando em atraso há mais de dois anos, o hype pelo título é grande, já que a versão para PC tem um ótimo visual e uma jogatina tranquila.

Seguindo o norte do jogo original, a versão móvel contará com quatro classes de personagens: Berserker, Engineer, Outlander e Embermage, cada uma delas representando um tipo diferente de gameplay.

Assim como em todo RPG de respeito, a diversão em Torchlight consiste em derrotar hordas de inimigos cada vez mais fortes, melhorar suas habilidades e coletar itens raros, tudo isso cercado de amigos, é claro.

4. Horizon Zero Dawn

De acordo com o TecMundo Games, a grande sacada de Horizon Zero Dawn foi unir dois universos temporalmente distantes em um ambiente possível, isto é, o game une elementos pré-históricos com tecnologias sobre-humanas em um enredo que não deixa de fazer sentido por isso.

Avaliado com nota 90 por nós, o game agradou bastante ao mostrar que a Guerrilla Games soube mudar radicalmente o seu trabalho em Killzone. Não que o título anterior tenha sido ruim, longe disso, o que ressaltamos aqui foi a habilidade com a qual o estúdio preparou um jogo diferente de tudo que já havia feito.

Personagens com atitude, cenários de deixar qualquer um maravilhado e uma jogabilidade em mundo aberto onde elementos diferentes se unem numa única e coerente coisa são os motivos que damos para você tentar esse game. Vale muito a pena.

5. Persona 5

Um dos títulos mais aguardados desde o lançamento do PlayStation 4 é Persona 5. Desenvolvido com base na muito bem recebida franquia Shin Megami Tensei, o novo jogo da Atlus deve agradar quem gosta de um RPG à moda antiga, recheado de demônios, sombras e é claro: personas.

O título mescla dois universos distintos: durante o dia o jogador pode ter a vida quase normal de um estudante colegial, enquanto à noite é possível se infiltrar em mundos completamente surreais e se tornar um ladrão fantasma.

A data prevista para o lançamento do título é 4 de abril, e já é possível realizar a pré-compra do game por R$ 229, levando, na faixa, o DLC Izanagi & Izanagi Picaro.

6. Mass Effect: Andromeda

Apesar das várias críticas a respeito dos problemas nas animações de Mass Effect: Andromeda, o game em si tem agradado bastante a crítica internacional. Lançado no último dia 21, a nova trama da franquia Mass Effect se passa na galáxia Andrômeda, muito depois e num local muito distante de onde se situava a trilogia original.

A jogabilidade apresentada em ME 3 foi melhorada: o novo título entrega mais liberdade ao jogador na hora de construir o seu personagem e progredir com ele. Some a isso a temática viciante de Mass Effect e uma galáxia inteira para explorar e você tem um RPG dos bons para 2017.

Disponível para PC, PS4, PS4 Pro, Xbox One e One S, o título está custando em torno de R$ 249 e tem legendas em português brasileiro. A análise do TecMundo Games sai em breve!

7. Dragon Quest XI

Muito aguardado principalmente por quem tem um Nintendo 3DS, Dragon Quest XI deve chegar apenas ao Japão em 2017.

O título continua o enredo dos games anteriores e terá jogabilidades diferentes, a depender do console em que for jogado: quem utilizar um Nintendo 3DS, por exemplo, poderá interagir com mais elementos do game por meio da tela touchscreen do console. Apesar do Switch contar com o mesmo recurso, a mesma novidade não foi confirmada para ele.

Com o mesmo sistema de batalha baseado em turnos, Dragon Quest XI espera ser uma evolução natural dos jogos mais antigos, dessa vez exibindo melhores gráficos, um universo maior, mais completo e, é claro, muita aventura.

8. Xenoblade Chronicles 2

Outro game que para a nossa tristeza deve se manter restrito ao Japão por um tempo é Xenoblade Chronicles 2: apresentado pela Nintendo em janeiro, no evento que deu mais detalhes sobre o console Switch, o game deve aparecer no ocidente algum tempo depois de ser lançado em terras nipônicas, o que deve acontecer daqui alguns meses.

No trailer a que você assiste acima é possível ver as criaturas existentes no game, mas todos os detalhes sobre o sistema de combate e os dramas envolvidos no enredo foram guardados a sete chaves. Xenoblade Chronicles 2 ainda trará um novo personagem em busca de Elysium e um mundo aberto simplesmente gigantesco.

Mais títulos estão por vir…

Com tantos anúncios e lançamentos pra lá de interessantes, fica difícil acreditar que não passamos nem mesmo por ¼ deste ano. Apesar de muitas desenvolvedoras não confirmarem títulos para 2017 com medo de precisarem atrasar essa data, fica claro que esse será um ano marcante para a comunidade gamer em sua totalidade.

---

E você, o que acha? Quais RPGs estão no seu radar, fora os listados acima? Escreva para nós na seção destinada aos comentários, logo adiante.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.