Mercado de jogos AAA é quase insustentável, diz Cliff Bleszinski

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Enquanto muitos veem a indústria de games AAA como um mercado cada vez mais forte, alguns figurões aparentemente acreditam que essa é uma “bolha”. Um bom exemplo deles é ninguém menos do que Cliff Bleszinski, um dos desenvolvedores mais famosos do mercado de jogos e criador de Gears of War: em uma conversa na Reboot Develop Conference, ele afirmou que o modelo de mercado desses grandes jogos é “quase insustentável”.

Para começar, Cliff explica ver os jogos AAA atuais como grandes redes de restaurantes nos EUA. “Os Triple-A estão começando a chegar a esse ponto em que parece o cenário de restaurantes americanos. Você tem um monte desses restaurantes como seu Applebee’s, seu Outback Steakhouse, seu Cheesecake Factory e seu Olive Garden. Eles não são ruins, mas eles não são demais. Eles meio que apenas estão lá”, afirmou.

Os Triple-A estão chegando ao ponto em que parecem o cenário de franquias americanas. Elas não são ruins, mas elas não são incríveis. Elas meio que apenas estão lá

Continuando, Bleszinski ainda explica que o mercado de games AAA também sofre com um excesso de games iguais – ou melhor: de um excesso de franquias lançando mais e mais do mesmo apenas para jogar seguro. Isso, por sua vez, faz com que os fãs prefiram esses títulos puramente pela nostalgia, segundo Cliff, e deixem jogos menores ou PIs novas de lado.

“A sensação é que é só essa categoria de oito jogos que nós estamos tendo repetidamente de novo e de novo. Eles são bons games mas eles estão custando centenas de milhões de dólares para fazer e vender.”

Como se isso não fosse suficiente, o simples custo de desenvolver um AAA se tornou tão grande que só as maiores publicadoras do mercado são capazes de ter sucesso nele. Vide o caso de BioShock Infinite, que mesmo sendo um enorme sucesso de crítica não conseguiu evitar o fechamento da Irrational Games por vender menos do que o necessário para pagar os custos de seus longos anos de desenvolvimento.

“No fim do dia, esse é um modelo quase insustentável a não ser que você seja uma dessas marcas estabelecidas ou companhias como uma Activision, uma 2K ou uma Sony”, disse Cliff.

Jogos AA são a solução?

Vendo a situação em que nos encontramos muitos podem ver que o futuro do mercado de games é bastante preocupante. Cliff, no entanto, propõe a criação de um modelo de games um pouco mais baratos e sustentáveis – assim chamados por ele de “Double-A” ou “AA”.

Com um menor custo de produção, mas mantendo a experiência de um AAA, os Double-A já existem por aí com exemplos como Rocket League, Warframe e Rust. O problema, segundo ele, é que o mercado não consegue muito financiamento de grandes empresas para projetos como esse.

A pergunta que fica é: seria mesmo essa a solução para o mercado de jogos atual? Infelizmente, é difícil imaginar se uma mudança tão drástica teria mesmo os resultados desejados, então teremos que aguardar para ver no que isso pode resultar.

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