Independência em xeque: Ubisoft pode ser comprada por Vivendi na marra

2 min de leitura
Imagem de: Independência em xeque: Ubisoft pode ser comprada por Vivendi na marra

Se você acompanha as notícias por aqui, deve se lembrar da novela da Ubisoft com a Vivendi. Caso você não se recorde ou não tenha visto, aqui vai um resumo: a empresa europeia Vivendi está comprando, de pouco a pouco, a desenvolvedora francesa – mas ela não está gostando nada disso. Segundo a Reuters, a aquisição da Ubisoft será mais agressiva neste ano e pode se concretizar de vez.

De acordo com o relatório, a Vivendi (que atualmente tem 25% das ações da Ubisoft) está ansiando para comprar de vez a companhia e está acelerando o processo para adquirir a desenvolvedora de games e o grupo de publicidade Havas. O único motivo pelo qual essa transação ainda não foi efetiva é porque o presidente da Vivendi, Vincent Bollore, está sob olhares atentos dos acionistas por conta da performance mista e queda nos preços das ações.

For Hornor

Porém, a Vivendi irá para uma segunda fase agora e a compra da Ubisoft deve ocorrer ainda neste ano, segundo o relatório. De uma forma ou de outra, a empresa está comprando pouco a pouco a produtora francesa de jogos e, ao que parece, será um destino que chegará cedo ou tarde.

Luz no fim do túnel para a Ubisoft?

Por mais que transações como essa ocorram frequentemente na economia mundial, a Ubisoft está relutando (e sem resultados, já que a decisão não cabe à ela) ao máximo para evitar isso, pois perder o posto de acionista majoritário resulta em um algo que nem sempre é bom: a perda da independência.

Caso as ações da Ubisoft se tornem caras demais, a compra pode ser adiada

Caso a Vivendi se torne a principal acionista da Ubisoft, será ela quem terá a palavra final para qualquer projeto, seja um jogo novo ou uma campanha de marketing. Contudo, caso as ações da Ubi fiquem caras demais, a compra pode ser adiada. Se isso é bom ou não, é algo interpretativo e completamente lançado à sorte, o que nos leva ao próximo ponto.

A Ubisoft ser comprada é algo bom ou ruim?

Afinal de contas, muito se fala sobre a compra da Ubisoft e a novela ainda vai longe. Mas isso é bom ou ruim? Por mais cliché que seja, é algo completamente incerto por enquanto. Por um lado, pode ser que a empresa se torne ainda mais comercial e diversas franquias sejam exploradas e possam perder qualidade. Afinal, se vende bem, quanto mais tiver, melhor é do ponto de vista comercial.

Prince of Persia poderia voltar?

Ou pode ser que o contrário ocorra: a Vivendi pode dar ainda mais atenção às séries da Ubi e trazer os ventos da mudança, focando em games que estão no limbo por enquanto, como Rayman, Splinter Cell, Prince of Persia e muitos outros. Por enquanto, só se sabe a parte ruim é para a própria Ubisoft, que não quer perder a sua independência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.