Conheça 10 jogos para Android e iOS com qualidade de console

7 min de leitura
Imagem de: Conheça 10 jogos para Android e iOS com qualidade de console
Imagem: Google Play

Os jogos para smartphone nunca foram tão populares – há até quem diga que eles estão inaugurando uma nova categoria neste nesse gênero do entretenimento: o gamer mobile. Seja você um deles ou não, é fato que, nos últimos anos, temos visto títulos portáteis ganhar as qualidades gráficas – e de enredo – de games que originalmente só víamos nos PCs ou em consoles de última geração.

Além da versatilidade proporcionada por um dispositivo móvel, que te permite jogar confortavelmente os games casuais e também os jogos longos, esse novo modelo de jogatina apresenta tem uma outra vantagem: ele acaba tendo muito mais opções gratuitas, ou que caibam melhor no bolso dos usuários.

Sendo assim, decidimos colocar as cartas na mesa e listar aqui 10 dez dos melhores títulos gratuitos disponíveis para smartphone – é válido lembrar, no entanto, que muitos podem oferecer compras dentro do aplicativo, mas a jogabilidade costuma ser totalmente gratuita.

Bom, vamos deixar de enrolação? Pega aí seu dispositivo Android ou iOS e vem com a gente:

SimCity BuildIt (Android & iOS)

SimCity BuildIt Buildit é uma das melhores adaptações do mundo dos PCs para os smartphones. Assim como no título original, aqui você deve incorporar um prefeito e governar com poderes infinitos sobre a sua cidade. Seja você bonzinho ou não, o jogo te oferece conquistas e prêmios relacionados à quantidade de habitantes e o índice de satisfação da sua cidade. Portanto, você não irá muito longe se só pensar em destruir e torturar seus cidadãos.

E não se preocupe: as atualizações mensais sempre adicionam conteúdos novos, assim a brincadeira não fica monótona ou repetitiva!

Sniper Fury (Android & iOS)

Saindo de um ótimo simulador para um dos melhores shooters em primeira pessoa da categoria – até mesmo quando comparado com títulos de outras plataformas – Sniper Fury é um verdadeiro tiro. Ele apresenta muito mais que apenas gráficos de primeira linha, o jogo é repleto de conectividade e conta com uma jogabilidade de fazer escola para alguns concorrentes.

De qualquer forma, vale lembrar que a proposta do game pode não agradar a todos, já que ele foca muito mais na visão do sniper, aqueles aquela com rifles e tiros a enormes distâncias.

Vainglory (Android & iOS)

É claro que não demoraria muito até os primeiros MOBAs de qualidade chegarem aos dispositivos móveis. Vainglory é um pioneiro na categoria e mostra que experiência é sim sinal de maestria: mesmo aplicando a jogabilidade tradicional de um game deste desse tipo – aquela com bases a serem defendidas e torres para destruir – o game inova ao inserir tudo isso num em um modelo praticável para os aparelhos portáteis.

No final, quem joga Vainglory nota que ele contorna muito bem os limites impostos pela plataforma onde é jogado. Não se percebe percebem pontas soltas no título: ele foi projetado e desenvolvido totalmente para o mobile.

Xenowerk (Android & iOS)

Confesso que este é, particularmente, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. Não porque ele seja revolucionário em algum ponto, mas sim por ele cumpre cumprir bem o que promete: Xenowerk é mais um título de câmera isométrica e com temática em zumbisde zumbi, o que faz dele apenas mais um numa em uma multidão, correto? Errado!

Além de ter visuais muito bonitos – sendo este um dos principais pontos pelos quais ele está nesta lista – a movimentação suave entre os mapas, a experiência comparável à de um game para PC e o fato de fazer tudo isso sem te cobrar absolutamente nada o tornam um dos melhores títulos da Play Store e da App Store.

Breakneck (Android & iOS)

Breakneck tem gráficos tão bons, mas tão bons, que por diversas vezes ele acaba sendo utilizado como um teste de benchmark em aparelhos mais potentes – sim, a coisa é neste nesse nível. Seja como for, não pense que ele deu as caras nesta lista apenas por causa deste desse ponto, um dos outros motivos foi o fato dele de ele oferecer entregar – a um nível de console – um game com naves espaciais em velocidades absurdas.

A única coisa que pode te incomodar aqui é a repetitividade entregada pelo título: por estar iniciando as corridas sempre do zero, é possível que você acabe enjoando do mapa inicial e prefira dar um tempo jogando outra coisa.

Yu-Gi-Oh Duel Links (Android & iOS)

Mesmo sendo um lançamento bastante recente, Yu-Gi-Oh Duel Links merece destaque por trazer – para a tela dos smartphones – todas as sensações envolvidas no jogo com cartas reais. Por mais que muitas regras, cartas, jogadas e personagens ainda precisem ser incluídos, é visível a qualquer fã que o game deu uma vida completamente nova às aventuras de Yugi Moto.

Derrote inimigos reais ou virtuais, acumule monstros, armadilhas e feitiços. Tudo isso sem sair de casa e com milhões de pessoas dispostas a jogar com você a qualquer momento – e nas mais diferentes dificuldades. Os eventos com prêmios exclusivos também dão um gás a mais à jogatina.

N.O.V.A Legacy (Android)

Ao contrário de títulos mais antigos da Gameloft, N.O.V.A Legacy entrega o melhor da desenvolvedora sem cobrar nada para ser jogado, apenas oferecendo compras em dentro de sua loja. Não o vemos como algo realmente n.o.v.o dentro da franquia, mas é inegável a evolução do título perante seus antecessores.

Os cenários estão mais bonitos, o enredo está mais envolvente e o game como um todo está superior, ultrapassando inclusive a qualidade vista em Modern Combat 5, da mesma desenvolvedora.

Ressaltamos que apesar de já termos citado um shooter nesta lista, N.O.V.A Legacy é completamente diferente de Sniper Fury, visando aqueles que buscam um FPS mais parecido com os encontrados em outras plataformas.

Mortal Kombat X (Android & iOS)

Mortal Kombat X também não é um game título inovador quando o aspecto analisado é o seu estilo de jogo. Ele se parece bastante com Injustice – Gods Among Us e o novo Power RangerRangers: Legacy Wars, títulos de bastante popularidade e com basicamente os mesmos controles.

Mesmo assim, o incluímos nessa lista por acreditar que ele foge da temática apresentada nestes nos games citados – e em outros do mesmo gênero. Aqui não há heróis ou lutas esportivas, na verdade, há muito sangue e matança.

O jogo permite que você crie pequenos ‘decks’ de até três personagens e os coloque em batalha. Estas Essas batalhas, por sua vez, podem durar menos de um minuto e são incrivelmente frenéticas, recompensando o vencedor com ouro e a possibilidade de adquirir mais lutadores para a sua coleção.

Game of War (Android & iOS)

Esta é a parte mais polêmica dessa lista. Muitos perguntarão por que não incluímos Clash of Clans, Clash Royale ou até mesmo Royal Revolt no lugar de Game of War – e a resposta é simples: o nome deles mostra o quão todos são parecidos todos são. Quando não são de temática similar, são de jogabilidade similar. É por isto isso que decidimos falar mais de Game of War, um título menos conhecido deste desse hall.

Ele é bem parecido com o já citado Clash of Clans, permite que você construa e customize o seu próprio império, escolha a classe do seu personagem, interaja com outros jogadores e treine exércitos para dominar seus inimigos.

VOEZ (Android & iOS)


VOEZ é o título mais ‘diferentão’ a dar as caras por aqui: ele, assim como vários outros jogos desenvolvidos pela Rayark, tem uma temática musical e que lembra muito os títulos Guitar Hero e Rock Band, dois sucessos dos consoles.

Quem o joga vai notar que ele mescla bem as melodias mais calmas às músicas mais agitadas e com pegada eletrônica. Como pré-requisito para todo game desse tipo, a responsividade e a jogabilidade são exemplares, com o jogo reagindo muito rápido aos controles de seu jogador.

Por mais que tudo isso já valha a experiência de testar o game, precisamos dizer que assim como em todos os outros lançamentos, os gráficos aqui são lindos. No caso do VOEZ, especificamente, tendem ao estilo encontrado nos desenhos japoneses, os mangás.

Menções honrosas

Antes que os mais exaltados sintam vontade de atirar pedras neste texto, vale lembrar que alguns critérios foram importantes para a exclusão de certos jogos da lista: games muito conhecidos, antigos ou com uma jogatina muito dependente de investimentos reais – entenda como dinheiro de verdade – deram lugar a opções mais acessíveis, recentes e menos óbvias.

Sendo assim, concordamos que Real Racing, Dungeon Hunter, Pokémon Go, Republiqué, Lara Croft Go, FIFA e vários outros têm sim qualidades de sobra para figurar por aqui. Porém, desta vez, decidimos nos reservar a enumerar o os games que se enquadram melhor nas características citadas, beleza?

Caso sinta-se no dever de citar algum outro game destaque e que nem todo mundo conheça, sinta-se convidado para fazer isso na seção de comentários logo abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.