12 jogos que tiveram sua venda proibida em outros países

3 min de leitura
Imagem de: 12 jogos que tiveram sua venda proibida em outros países

A discussão sobre os efeitos dos jogos digitais no comportamento é enorme, e muitos países preferem restringir o que julgarem ofensivo. As regras brasileiras quanto ao conteúdo de video games são um tanto brandas, mas, em outros lugares, as leis são muito mais restritivas.

Confira 12 jogos que tiveram sua venda proibida em outros países:

1. Pokémon Trading Card Game – Arábia Saudita

Por que um jogo de trocas de cartas Pokémon seria uma ameaça à segurança nacional? Aparentemente, a Arábia Saudita viu um dos símbolos de energia do game (uma estrela) como uma alusão ao símbolo judeu, e qualquer referência a uma religião não islâmica é proibida no país.

2. Postal 2 – Brasil e Nova Zelândia

Image result for Postal 2

Um dos poucos jogos já proibidos no Brasil, Postal 2 entra para a lista por seu caráter incrivelmente violento e com piadas de gosto duvidoso envolvendo minorias, doenças e religiões.

3. KZ Manager Millenium – Alemanha

Image result for KZ Manager

Fazer um jogo sobre o nazismo em 1990 não foi uma boa ideia. Principalmente quando o objetivo é gerenciar um campo de concentração trabalhando com “recursos” que vão desde prisioneiros até estoque de gás. O game é tão absurdo que chega a diminuir os “pontos de aceitação pública” caso haja poucas execuções no campo.

4. Dead Rising – Alemanha

Image result for dead rising 3

Transformar adversários humanos em zumbis é uma ótima estratégia dos desenvolvedores para fugir das restrições de cada país, porém o governo alemão considera as criaturas muito parecidas com homens e baniu toda a série Dead Rising por ter mortos-vivos.

5. Far Cry 3 – Indonésia

Image result for far cry 3

A Ubisoft não confirma, mas o cenário de Far Cry 3 lembra muito a Indonésia – retratando o país como um local extremamente violento e com uma série de defeitos. Não sem motivo, o game foi banido pela nação do Pacífico.

6. Tom Clancy’s Ghost Recon Advanced Warfighter 2 – México

Image result for tom clancy's advanced warfighter 2

Em sua história, o México só baniu um jogo: Ghost Recon Advanced Warfighter 2. O motivo? As batalhas travadas na cidade de Juarez deixaram a província com uma péssima imagem, e o próprio prefeito da localidade pediu que o título fosse banido.

7. GTA – Tailândia

Image result for gta taxi

A Tailândia baniu a série GTA em seu país pois incita a violência. É isso que indica um homem que esfaqueou um taxista para não pagar a viagem: quando o jovem confessou que foi o video game que o influenciou a matar, as autoridades decidiram eliminar todas as cópias no país. A série chegou a ser proibida no Brasil, mas atualmente é revendida livremente.

8. Call of Duty: Modern Warfare 2 – Rússia

Image result for cod mw2

A Rússia não gostou nem um pouco de CoD: MW2. Mais um jogo americano retratando os russos como inimigos, a Activision chegou a reeditar as campanhas retirando uma cena em que havia um massacre em um aeroporto russo, porém as autoridades resolveram fazer um recall e proibir o jogo de vez.

9. Football Manager 2005 – China

Image result for football manager 2005

Possivelmente um dos casos mais bizarros, Football Manager 2005 foi banido na China por conter o time do Tibete. Diversas questões geopolíticas impossibilitam uma relação amigável entre os dois países, então uma partida de futebol entre China e Tibete seria inaceitável.

10. Getting Up: Contents Under Pressure – Austrália

Image result for Getting Up: Contents Under Pressure

Getting Up conta a história de um jovem pobre que usa o grafite para derrotar gangues e um prefeito com campanha antigrafite. Embora a trama seja um tanto absurda, a Austrália baniu o game por “glorificar a pichação”.

11. Manhunt 2 – Inglaterra, Itália, Coreia do Sul, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia

D:\Users\Danilo\OneDrive\Tecmundo\12 jogos proibidos\9 - Manhunt_2.jpg

Não é à toa que Manhunt 2 foi um dos jogos mais banidos da História. A Rockstar exagerou um pouco na fidelidade dos assassinatos no game, com cenas extremamente fortes. Tornou-se o único título a ser proibido na Inglaterra, Itália e Irlanda.

12. CS 1.6 – Brasil

Image result for cs_rio

Provavelmente um dos jogos mais populares da história no Brasil, CS 1.6 chegou a ser banido por aqui. Em 2008, o Procon de Goiás gerou a seguinte descrição: “traficantes do Rio de Janeiro sequestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros”. O texto se refere ao mapa cs_rio, não incluso no game original. A proibição durou até 2011 e hoje é possível comprar o jogo e baixar o mapa livremente.

Jogos sul-coreanos – China

Image result for south korea game

Os games não fogem da situação geopolítica mundial. No dia 8 de maio – em razão da instalação de sistemas de mísseis anti-aéreos –, a China boicotou todos os desenvolvedores coreanos que queriam licenciar jogos em seu país. Por enquanto, não houve notícias de um título novo sendo proibido.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.