Tradicionalmente, a marca PlayStation sempre foi líder na Europa, e com o PS4 não está sendo diferente. Na verdade, a coisa vai além: lá no Velho Continente, o console da Sony construiu uma verdadeira “fortaleza PlayStation” e tem sido acachapante, nas palavras de Jim Ryan, chefe de vendas globais da Sony, complementado por Shawn Layden, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment.
Uma recente pesquisa da NPD apontou que, no mercado norte-americano, o PS4 leva vantagem de dois a um sobre o Xbox One, isto é, vende o dobro de unidades em comparação ao sistema da Microsoft.
Tem sido reconfortante que, na América do Norte, estamos em 2 a 1 contra o Xbox
Na Europa, no entanto, não há um estudo equivalente que equipare os valores com precisão em função da abrangência natural da região – que consiste em todo um continente com um aglomerado de países.
Em entrevista ao Time.com, Ryan afirmou que “tem sido reconfortante que, na América do Norte, estamos em 2 a 1 contra o Xbox”. De acordo com o executivo, “a Europa tem sido uma fortaleza PlayStation por pelo menos 3 a 1 em unidades vendidas”.
Mercado de consoles em guinada
Layden, que está vários degraus acima em seu cargo como CEO, foi além e disse que o mercado de consoles nunca esteve melhor. “Se você estiver de olho no [rastreador de vendas do] NPD para o PS4 e Xbox One, perceberá como a jogatina em consoles nunca foi tão grande e vibrante quanto agora. (...) Todas as notícias do desaparecimento do console [enquanto plataforma] são muito prematuras”, avalia o chefão.
Nesse contexto, quem ganha somos todos nós, jogadores. E ainda há o Switch para pegar uma fatia enorme desse bolo – mas não foi mencionado pelos executivos nessa ocasião, até porque o híbrido segue o atual modus operandi da Nintendo, isto é, traça seu próprio caminho.
O que você acha disso? Discuta conosco na seção destinada aos comentários, logo adiante.
Fontes
Categorias