Retrocompatibilidade: 'Por que alguém jogaria isso?', diz chefão da Sony

1 min de leitura
Imagem de: Retrocompatibilidade: 'Por que alguém jogaria isso?', diz chefão da Sony

Chegou a notícia polêmica da vez. Um dos recursos mais elogiados do Xbox One é a sua retrocompatibilidade com o Xbox 360, que oferece uma biblioteca muito maior e não descarta o histórico de games adquiridos pelos jogadores da geração anterior. Uma solução similar é cobrada para a plataforma PlayStation, mas parece que não é muito provável que isso ocorra.

Durante uma entrevista à Time, Jim Ryan, diretor de marketing e vendas globais da Sony, respondeu uma pergunta de uma maneira no mínimo controversa. Quando questionado sobre a retrocompatibilidade no console da Sony, Ryan respondeu: “[...] esses jogos parecem antiguidade. Por que alguém jogaria isso?”.

Retrocompatibilidade? Talvez seja melhor não criar esperanças

“Quando nos deparamos com a retrocompatibilidade, eu posso dizer que isso é um dos recursos muito requisitados, mas que é muito utilizado. Eu estava em um evento de Gran Turismo recentemente e eles tinham os games de PS1, PS2, PS3 e PS4. Eu olhei para os jogos de PS1 e PS2 e esses jogos pareciam antiguidades, por que alguém jogaria isso?”, respondeu Ryan.

Apesar de, neste contexto, fazer sentido, já que Gran Turismo e outras franquias de fato envelhecem pior que outras, a mensagem pode não agradar a todos, já que o fator nostalgia é o que mais emplaca quando o assunto retrocompatibilidade está em pauta. A Sony já se posicionou em relação a isso no passado e mencionou mais de uma vez que se trata de uma funcionalidade cara e, pelo visto, pouco utilizada.

Há muitos games antigos que ainda cativam os jogadores e há um público fiel a isso

Porém, a declaração de Ryan pode não pegar muito bem, já que a declaração foi um pouco mais agressiva do que poderia – afinal, há muitas pessoas que gostam games antigos e há diversos motivos para isso. Atualmente, caso um jogador queira se aventurar em algum título do passado na plataforma PlayStation, é preciso assinar o PlayStation Now, serviço de jogos por streaming da Sony que não está disponível no Brasil. Pelo visto, não há muitas esperanças de ver a retrocompatibilidade no PS4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.