Remake ou remaster? Sony explica o que Shadow of the Colossus realmente é

1 min de leitura
Imagem de: Remake ou remaster? Sony explica o que Shadow of the Colossus realmente é

A marca de Shadow of the Colossus tinha sido registrada na Europa e ninguém colocou fé de que a Sony faria algo com a IP, pois parecia muito mais uma renovação de direitos do que algo palpável. Surpresa! O game foi anunciado e empolgou todo mundo, mas uma dúvida ficou no ar: é um remake ou um remaster? A Sony explica.

O presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, explicou à Famitsu alguns detalhes do game. Hoje em dia, é um pouco difícil delinear se algo é remake ou remaster, pois há muitas obras que refazem conteúdo com alta qualidade (como Gears of War Ultimate Edition e Crash Bandicoot N. Sane Trilogy). Porém, para a Sony, Shadow of the Colossus de 2018 é um remake.

“É um remake. O conteúdo do game é o mesmo da versão original: todos os elementos do jogo são os mesmos, mas todos estão sendo refeitos. Eu pensei que poderíamos usar a nova tecnologia se fôssemos trazer Shadow of the Colossus para a era do PS4. A Bluepoint é a companhia que desenvolveu o port para o PS3 de ICO e Shadow of the Colossus. Então nós os conhecemos muito bem”, explica Yoshida.

Infelizmente, Fumito Ueda, o criador da obra, não estará muito presente no remake. De acordo com Yoshida, a jogabilidade será a mesma, mas eles darão a possibilidade de os jogadores mexerem nos controles e ter mais opções.

Há um certo debate sobre o que um remake deve ser: ele deve ser só retrabalho gráfico de alta qualidade? Ou algo nos moldes de Final Fantasy VII Remake e Tomb Raider Anniversary, que altera a jogabilidade da obra para se adaptar a parâmetros modernos?

Afinal, o que é um remake e o que é um remaster? Deixe o seu comentário

Há quem diga que no momento que há um retrabalho, ou seja, que algo deve ser criado do zero (seja refazer as mecânicas do game, mesmo que da mesma forma, ou os elementos gráficos), já configura um remake (como Resident Evil Remake, GoldenEye e muitos outros). Mas será que isso não seria um remaster de alta qualidade? A discussão vai longe, mas convidamos vocês a pensarem nisso também e trazerem as suas opiniões nos comentários.

Shadow of the Colossus chegará ao PlayStation 4 com gráficos novos em algum momento de 2018.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.