menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Para confortar fãs, Capcom garante que fórmula Monster Hunter ainda é igual

A Capcom reassegurou os fãs que Monster Hunter World continua igual, é uma evolução em tudo que já tinha e não perdeu a essência para agradar os admiradores ocidentais

schedule27/06/2017, às 12:49

Para confortar fãs, Capcom garante que fórmula Monster Hunter ainda é igualFonte: IGN

Imagem de Para confortar fãs, Capcom garante que fórmula Monster Hunter ainda é igual no tecmundogames

Para uma grande parcela de fãs (eu me incluo nesses dados), Monster Hunter World foi um sonho virando realidade: um título da franquia principal chegando a um console da nova geração com visuais aprimorados, mecânicas refinadas e fórmula mais robusta. Entretanto, outra fatia considerável que gosta da série viu com outros olhos: o fim do Monster Hunter que conhecemos.

Muitos fãs estão céticos e acreditam piamente que Monster Hunter World será uma ocidentalização e transformação enorme da série, similar ao que Resident Evil 4 foi para o Resident Evil clássico. Apesar de a Capcom já ter elencado dezenas de pontos que demonstram que não haverá mudanças drásticas e de um gameplay de 25 minutos ter vazado e mostrado uma jogatina quase idêntica, a empresa ainda precisa se pronunciar para acalmar os seguidores fieis de Monster Hunter.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Nós não estamos tirando coisas que as pessoas no Ocidente odeiam nem consertando essas coisas para que os ocidentais comprem o jogo. As pessoas assumem isso de vez em quando ou têm medo, mas esse não é o caso”, explicou Kaname Fujioka, diretor executivo de Monster Hunter World.

A fórmula Monster Hunter é mais do que gráficos e novidades

Para quem conhece a franquia, sabe que Monster Hunter é muito mais do que um jogo de ação para matar monstros. É mais do que apenas as armas, looting e crafting: a série tem um universo único e mecânicas únicas (tanto é que muitos tentaram se inspirar na fórmula, mas pouquíssimos foram bem-sucedidos).

undefined

E é esse alicerce que faz de Monster Hunter ser o Monster Hunter que os fãs têm medo de mudar, mas a Capcom assegura que ele continuará intacto. O que preocupou muitos fãs foi que o trailer mostrou muito superficialmente o novo mundo, sem os efeitos sonoros marcantes e com muito foco em coisas novas, como os trechos furtivos, o novo grappling hook para locomoção fácil e o sistema de armas de longa distância novo.

A Capcom assegura: o alicerce de Monster Hunter está intacto e não há mudanças para agradar o público ocidental

Porém, a imprensa teve acesso na E3 (incluindo nós, do TecMundo Games) a algo que colabora com as afirmações da Capcom: o principal continua lá e ainda se trata sobre caçar monstros e utilizar o ambiente ou itens especiais para isso. O coração de Monster Hunter ainda bate forte e respeita o legado anterior.

As novidades serão sintonizadas com o legado

Entre os elementos novos que Monster Hunter World trará, temos as áreas sem loading que não dividem o mapa (ou seja, sem tempo de correr para usar aquela poção) e algumas adições no combate. “A natureza ininterrupta dos mapas realmente influencia todo o gameplay. Nós temos que decidir com base nisso o que refinar e o que não mudar”, explica Fujioka.

undefined

“Se você quer perguntar qual é o parâmetro que nós usamos para mudar isso ou aquilo, então é simples: nosso novo gameplay ininterrupto e interações ininterruptas com monstros precisam de mudança ou não? Certamente, não é um agrado para aumentar as vendas para a audiência casual do Ocidente; a nova jogabilidade tem que se mesclar com o novo conceito ou simplesmente tudo vira uma bagunça”, disse o executivo.

A Capcom quer sintonizar muito bem os novos elementos para respeitar os velhos

“Nós realmente queríamos ir além e mostrar um ecossistema vivo e orgânico, que é mais do que apenas visual. É aprimorar a IA para melhorar as interações entre monstros e criaturas, predadores e presas e também retratar melhor a sobrevivência do mais apto. Para fazer isso, ficou claro para nós que a geração atual de consoles de mesa era a ideal para isso”.

Já aconteceu antes e os fãs adoraram

Vale lembrar que não é a primeira vez que a série passa por mudanças para as quais os fãs torceram o nariz. Monster Hunter 4 introduziu a mecânica que permitia que os caçadores pulassem, algo nunca antes visto, e isso causou um grande alvoroço, e Monster Hunter Generations trouxe os Hunting Styles, que oferecem habilidades especiais ao jogador. Entretanto, no fim, todas foram bem aceitas e são vistas como novos elementos que definem Monster Hunter no que é.

A princípio, muitos fãs torceram o nariz para Monster Hunter 4 e Generations, mas, no fim, gostaram bastante

Aparentemente, esse deve ser o mesmo caso com Monster Hunter World: coisas novas que adicionam mais do que mudam, oferecendo mais perspectivas de jogabilidade, novos tipos de abordagem e uma variedade de gameplay maior. É cedo ainda para julgar quanto o game mudará na nova geração de consoles, mas a Capcom já nos provou no passado que sabe lidar com a franquia. O que você espera?

star

Continue por aqui