menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Microsoft revela desempenho de jogos existentes rodando em 4K no Xbox One X

O Xbox One X é um monstro, mas como ele lida com jogos já existentes e sem otimizações? Confira

schedule05/07/2017, às 10:27

Fonte: Digital Foundry

Imagem de Microsoft revela desempenho de jogos existentes rodando em 4K no Xbox One X no tecmundogames

Sem sombra de dúvidas, o Xbox One X é o console mais poderoso lançado até hoje, passando o PlayStation 4 Pro e o Xbox One convencional com folga. Porém, como que todo esse poder bruto será utilizado? Em jogos novos, a página está em branco e os desenvolvedores podem usar como quiser, mas e nos games já lançados?

Para mostrar um pouco do que a nova máquina pode fazer, a Microsoft revelou alguns dados de benchmarks do Xbox One  X rodando alguns jogos em comparação ao Xbox One normal. O Digital Foundry teve acesso a esses dados e explica tudo no vídeo abaixo. Confira:

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Vamos dissecar um pouco as informações: nove jogos foram levados em conta, mas a empresa não divulgou os seus nomes e podemos apenas especular sobre o que se trata. Mas, basicamente, como os títulos antigos se comportam em um port direto para o Xbox One X, rodando a 4K? É isso que vamos comentar abaixo.

Basicamente, alguns jogos como Forza 7 e Gears of War 4 (são especulações quase certas), funcionam muito bem com a otimização nativa. No Xbox One convencional, Forza 7 usa 77,8% da GPU para rodar o game em 1080p com média de 77 fps, enquanto no Xbox One X, apenas 65,9% da GPU é utilizada para alcançar 4K e 91 fps.  Gears of War segue com um desempenho muito bom também, mostrando que não tem problema algum em rodar em 4K, mesmo sem ser otimizado.

undefined

Nem tudo são flores (isso não é um problema)

Apesar de muitos jogos rodarem perfeitamente sem nenhum tipo de esforço no Xbox One X, há algumas exceções que não retiram tanto os recursos para rodarem melhor. O “Jogo A” e o “Jogo H” não se saem tão bem em 4K. A primeira coisa que precisamos ressaltar é que, assim como explicado pelo Digital Foundry, o port utilizado para o benchmarking não é otimizado e pode não utilizar as novas memórias GDDR5 como deveriam (o código-fonte é feito para a arquitetura anterior do Xbox One, com memória DDR3 e ESRAM para ajudar por fora).

O “Jogo H”, possivelmente Star Wars Battlefront, roda em 720p e 60 fps no Xbox One comum, enquanto no Xbox One X a GPU ficaria sobrecarregada para rodá-lo em 38 fps e em 4K. É um exemplo extremo, já que estamos falando de aumentar a resolução em 9 vezes. Já o “Jogo A”, que provavelmente é ReCore, consegue alcançar os 4K, mas a performance praticamente não muda.

Galeria 1

Um outro título, o “Jogo E” (talvez Assassin’s Creed Origins), é um mundo aberto que roda em 900p e 30 fps no Xbox One comum com 100% de uso da GPU, algo que não é melhorado muito no Xbox One X: o jogo pode rodar a 4K, mas a performance fica comprometida e vai para os 24 fps e com sobrecarga na GPU. Mais uma vez: os nomes são apenas especulados e são jogos não-otimizados.

Novos e antigos: qual a diferença?

Para completar, o Digital Foundry explicou como o Xbox One X vai lidar com os jogos já lançados e que não receberão patches para utilizar o potencial do novo console. Basicamente, a biblioteca é dividida em duas: os games mais antigos que rodam em uma SDK mais velha (ambiente de desenvolvimento) e os novos, que aproveitam uma nova SDK.

Os antigos aproveitarão pouco o poder bruto do console e devem ter pequenas otimizações de performance, de resolução (quando for dinâmica, como Halo 5) e filtro de texturas, quase como um Xbox One comum um pouco mais forte. Em contrapartida, todos os títulos desenvolvidos na nova SDK têm acesso completo a todos os recursos do Xbox One X, ou seja, podem utilizar o poder bruto para ficarem melhor sem nenhum tipo de otimização (jogos como Project Cars e outros que têm framerate desbloqueado podem se beneficiar).

undefined

Em outras palavras, softwares desenvolvidos na nova SDK conseguem “enxergar” o upgrade de hardware nativamente. Por enquanto, teremos que esperar para ver como o console funcionará em 4K, pois até agora, só vimos Forza Motorsport 7 e Super Lucky’s Tale em 4K nativo, já que a Microsoft não mostrou os demais games prometidos em 4K até agora.

star

Continue por aqui