Cuide bem: 5 cuidados básicos para estender a vida útil do seu novo console

5 min de leitura
Imagem de: Cuide bem: 5 cuidados básicos para estender a vida útil do seu novo console

Cada vez mais parecidos com os tradicionais computadores, os consoles de video game ficaram muito mais poderosos nos últimos 10 anos. Desde a geração passada, com destaque para PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, vimos esses aparelhos ganharem funções que vão além da superioridade gráfica.  Mas será que isso exige cuidados especiais?

Sim. Conforme os video games ficaram mais sofisticados, mais problemas relacionados a umidade, poeira e falta de cuidados por parte dos jogadores passaram a afetar esse tipo de eletrônico. Com o tempo, os aparelhos ficaram mais complexos e, consequentemente, mais frágeis.

Tal característica fez com que uma série de mitos, e até algumas verdades, surgissem a respeito de como cuidar bem do seu console e mantê-lo funcionando por mais anos. Abaixo, listamos 5 cuidados REAIS que todos os gamers devem ter com os seus amados companheiros de jogatina.

1. Limpeza: quando e como fazer

Não é nada fácil identificar o momento ideal para uma limpeza mais profunda em um console. Dizemos isso porque os principais indicadores de sujeira, as temperaturas elevadas e ventoinhas barulhentas, também são sintomas de outros problemas, que citaremos adiante.

De toda forma, a necessidade de uma limpeza interna não ocorrerá nos primeiros meses de uso – até porque quaisquer problemas nesse período devem ser solucionados pela garantia, acionando a fabricante ou representantes autorizados.

O que as companhias recomendam é limpar apenas a parte externa do eletrônico, com a ajuda de um pano seco ou levemente umedecido em água – não use produtos destinados à limpeza de outros materiais, pois eles podem deixar resíduos e danificar o acabamento plástico do eletrônico.

Caso você tenha passado do período de garantia e deseje fazer uma faxina por si mesmo, busque as ferramentas necessárias e evite improvisar: consoles como o PS4 e o Xbox One têm parafusos muito específicos e, justamente por isso, serão danificados caso você tente os desparafusar à força.

Na hora de tirar o pó, evite tocar nos componentes eletrônicos. O melhor mesmo é usar ar pressurizado para remover a poeira, mas tome cuidado para não empurrar as partículas console adentro – jamais utilize o ar pressurizado nas partes internas do aparelho sem o ter aberto antes, pois isso só espalhará a sujeira.

Até pouco tempo atrás, a Sony recomendava que os donos do PS3 aspirassem o console regularmente – isso mesmo, com um aspirador convencional. Com as suspeitas de que tal atitude pode descarregar estática nos componentes internos, o método não figura mais nos manuais do PS4.

2. Cuidado com a temperatura!

Depois da poeira e de seus resíduos, a temperatura será o principal inimigo do seu novo video game. Isso porque os consoles têm componentes muito poderosos e enclausurados em um espaço muito pequeno – características que, quando somadas a um dono descuidado, o tornam uma verdadeira bomba-relógio, pronto para apresentar problemas após os primeiros meses de uso.

Além de uma limpeza periódica, é importante que os jogadores tomem atitudes preventivas a respeito dos seus eletrônicos – principalmente quando o aparelho estiver em seu segundo ou terceiro ano de idade.

É recomendável a troca da pasta térmica sempre que as temperaturas estiverem excedendo o usual – você pode aproveitar o momento de fazer uma limpeza para realizar esse procedimento. Afinal, mesmo que seja extremamente necessária após alguns anos de uso, a desmontagem total do aparelho deve ser evitada.

Caso você chegue a ter acesso à ventoinha do seu console, vale dar uma atenção especial ao fluxo de ar que ela movimenta – é no dissipador de calor que se acumula a maior parte da poeira; também é ali que as partículas impedirão a saída de ar quente.

Por fim, apesar de essa ser uma tarefa difícil para os mais adictos, recomenda-se que o jogador reduza as horas de jogo durante períodos consideravelmente mais quentes. Com a exceção do Nintendo Switch, todos os consoles mais recentes possuem um sistema de refrigeração, porém é importante lembrar que, ainda assim, eles estarão condicionados às mesmas temperaturas do ambiente.

3. O software também merece atenção

Sendo um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento do hardware, o software também precisa estar em dia e receber a atenção do jogador. Embora não seja muito agradável ter de baixar todos os seus jogos novamente, restaurar o software do sistema pode remover eventuais "resíduos" e problemas de atualizações passadas.

Também é importante evitar que a unidade de armazenamento do aparelho fique completamente cheia: o PlayStation 4, por exemplo, tem um desempenho bem abaixo do normal quando está com mais de 90% do seu disco rígido em uso – por isso, faça limpezas periódicas no software e, se for necessário, adquira uma unidade externa para armazenamento.

Em suma, manter o SO em bom funcionamento evitará desgastes maiores em longo prazo.

4. Use e armazene o seu console da maneira correta

Apenas o Xbox One S pode ser utilizado de forma segura na posição vertical

A posição em que você utiliza o seu console também pode influenciar na forma como ele opera: a Microsoft, por exemplo, não recomenda que o Xbox One seja utilizado verticalmente – segundo a empresa, não se trata de um problema na refrigeração do apaelho, mas sim em sua  unidade de leitura de discos, projetada para funcionar horizontalmente.

O PS4, por outro lado, suporta a posição vertical sem grandes, mas ficará um pouco mais quente devido à perda do fluxo de ar na lateral direita. Embora o suporte desenvolvido pela Sony diminua uma parte da refrigeração, ele é a forma mais segura de utilizar o console verticalmente.

A Sony parece ter se atentado para o problema, visto que o suporte para o PS4 Slim não obstrui a lateral do console. Além disso, já existem suportes refrigerados para o PS4 comum, ainda que não sejam oficiais.

Mesmo que pareça um tanto óbvio, é importante salientar a necessidade de se ter o console em um local arejado, livre da incidência direta da luz solar e, é claro, longe da umidade. Muitos jogadores mantêm seus aparelhos em compartimentos internos de racks ou estantes – embora esta seja uma ótima forma de proteger o aparelho do sol, atrapalha sua refrigeração.

Os efeitos dessa prática são ainda piores no PlayStation 4, que possui as maiores entradas de ar na região traseira.

5. Cuide bem dos seus controles

Os controles são uma parte essencial da jogatina; logo, merecem tanto cuidado quanto os consoles em si. Os joysticks da última geração estão mais inteligentes, capazes e, justamente por isso, são mais caros e difíceis de substituir.

Na hora de guardar o aparelho por longos períodos de uso, lembre-se sempre de retirar as pilhas dos controles e, no caso dos joysticks com bateria interna, recarregá-las completamente – isso deve diminuir o desgaste da química presente no componente.

Assim como no caso do console em si, uma limpeza externa pode se fazer necessária de tempos em tempos. Para isso, utilize um pano seco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.