Criador de Metal Gear Solid, Hideo Kojima se empolgou no Twitter na última noite a respeito de sua nova obra, Death Stranding, e respondeu a uma série de perguntas feitas pelos fãs, dando um monte de pitacos sobre as etapas de produção e desenvolvimento de um produto tão complexo – e ambicioso na medida que Kojima quer.
Uma das afirmações compara a indústria cinematográfica com a de games: "é diferente", resume o criador, explicando que um jogo seria "um corredor onde o jogador deve caminhar de acordo com o game design".
Game creation is different from film making. Let’s say we imagine “a hallway the player is meant to walk down according to the game design.
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
"Conforme o desenvolvimento acontece, os detalhes precisam ser acertados. E quanto à iluminação, as paredes do corredor, a distância, a altura do teto?", continua o criador.
to show the scenery, or to add rhythm to the game play? A variety of possibilities exist. As the game development proceeds,
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
the details need to be fleshed out. How about the lighting, the walls of the hallway, how long is it and how high is the ceiling?
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
O "feeling" do gameplay
Na visão de Kojima, o gameplay deve ser pensado em várias frentes, não apenas na física ou nas mecânicas de interação com cenários – ações passivas são tão importantes quanto as ativas. "O sentimento do gameplay num único corredor, o conceito, os visuais, os controles, as pistas da história, o mapa, o som, as direções, tudo isso é importante para o conjunto. Scripts e artifícios mudam todo dia. Isso é o que significa fazer jogos", dissertou o artista.
The feeling of gameplay in a single hallway, the concept, the visuals, the controls, the story hints, the map, the sound, the directions,
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
all those are important to the overall game. Scripts and gimmicks change everyday. This is what it means to make games,
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
Em resumo, o processo é completamente diferente da produção de um filme, até mesmo em termos hierárquicos.
a process completely different from the concept ->script->game design->preproduction ->shooting->postproduction process of film.
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) 5 de setembro de 2017
E quando sai?
A janela de lançamento permanece uma incógnita. Não há a menor pista da data de Death Stranding, mas, até aqui, a obra pavimenta um terreno ambicioso – e, considerando-se que estamos falando de Kojima, não dá para esperar menos.
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