Atlus tenta tirar do ar emulador que usava Persona 5 para se promover

1 min de leitura
Imagem de: Atlus tenta tirar do ar emulador que usava Persona 5 para se promover

A Atlus realizou na última terça-feira (26) uma reclamação de direitos autorais para tirar do ar o emulador RPCS3, que trazia a possibilidade de jogar games do PlayStation 3 no PC. A companhia foi motivada pelo fato de que o software usava a possibilidade de rodar Persona 5 como forma de promoção, trazendo o game para uma plataforma na qual ele não está disponível oficialmente.

Em seu site oficial, a publicadora afirma que o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) realizado por ela foi feito contra o projeto do emulador no Patreon. O software com código aberto tem seu desenvolvimento financiado com a ajuda de fãs, sendo que sua página de campanha publicava atualizações constantes sobre o estado de emulação de Persona 5.

“Apreciamos a grande atenção gerada pela comunidade de emulação para Persona 5”, afirmou a Atlus. “Infelizmente, quando nosso conteúdo é usado de forma ilegal e potencialmente disponibilizado gratuitamente, em um formato que não acreditamos entregar a experiência e a qualidade pretendida, isso diminui nossa habilidade de fazer isso por divergir o potencial de dar suporte a novas audiências”.

Ações duras

Essa não é a primeira ação “dura” tomada pela companhia para proteger seu RPG. Quem jogou game sabe que ele bloqueia totalmente capturas de tela e de vídeo, sendo que, ao menos em seu início, a publicadora também prometia tirar do ar qualquer pessoa que fizesse o streaming de qualquer conteúdo que fosse além de suas áreas iniciais.

Persona 5

O RPCS3 continua no ar, bem como sua página no Patreon, mas os responsáveis por ele apagaram qualquer referência a Persona 5 de seus materiais. Segundo eles, a decisão foi tomada em conjunto com os administradores da plataforma de financiamento, que não atenderam completamente aos pedidos da Atlus para derrubar o conteúdo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.