Nolan Bushnell, criador do Atari, fala sobre carreira e curiosidades na BGS

3 min de leitura
Imagem de: Nolan Bushnell, criador do Atari, fala sobre carreira e curiosidades na BGS

A nova geração pode não estar acostumada ao nome Nolan Bushnell, mas pode ter certeza: se não fosse por ele, toda a nossa paixão e dedicação aos games poderia ter sido bem diferente. Ele é simplesmente o criador do Atari e o pai dos consoles. Para falar mais sobre a sua trajetória, a icônica figura sediou um painel na BGS Talks, da Brasil Game Show 2017.

Entre todas as informações que Bushnell revelou no espaço, tivemos uma boa noção de sua trajetória na indústria, algo que é bem interessante. Porém, a parte mais legal foram as curiosidades e bastidores que o criador do Atari comentou com o público – e há algumas bem peculiares.

Nolan Bushnell

A rápida ascensão da Atari e a quebra de paradigmas

Pode parecer estranho, mas Bushnell começou sua carreira em um parque de diversões. Não existiam fliperamas e muito menos consoles na época, mas ele era responsável por uma máquina chamada Speedway, que simulava um “jogo de corrida” (que não era jogo) feito por um filme e exibido com projetores.

Quando começou a trabalhar com games, computadores gigantescos como o MIT e o Magnavox já existiam e alguns jogos eletrônicos já haviam nascido. Porém, mesmo com o advento dos arcades nos anos 70, os jogos não eram acessíveis. A ideia de Bushnell era tornar essa forma de entretenimento em algo que todos pudessem aproveitar.

Nolan Bushnell

De acordo com o produtor no palco da BGS Talks, acreditava-se na época que os games seriam apenas uma moda que passaria rápido. Não só estavam enganados, como foi o próprio executivo quem ajudou a desmentir essa ideia. Na década de 70 o VCS surgia com alguns jogos únicos e, pouco tempo depois, o primeiro Atari chegaria ao mercado. Infelizmente, a marca se envolveria em dívidas em alguns anos e seria vendida para a Warner, que só pioraria as coisas.

Bushnell já quis comprar a Atari de volta três vezes

Durante a palestra, Nolan Bushnell comentou que a Atari teve crescimento extraordinário desde o lançamento do primeiro console. Isso resultou em trocas constantes de escritórios (que eram cada vez maiores) e muitas ideias para novos projetos, o que gerou diversas equipes trabalhando em coisas diferentes.

Um desses projetos era um jogo que seria jogado entre dois telefones. Veja bem, estamos falando da década de 70. Em outras palavras, se ele não tivesse sido cortado (de acordo com Bushnell, o Atari 2600 gerou muitos gastos e algumas ideias tiveram que ser cortadas), o criador do Atari também poderia ter sido o inventor da internet.

Nolan Bushnell

Porém, um dos dados mais curiosos que Nolan comentou durante o painel é que ele não só trabalharia com a Atari de novo, como já teve interesse em comprar a empresa de volta três vezes. Porém, toda vez que a informação corre sobre as intenções de compra, as ações da empresa sobem bastante e a vontade fica inviável.

Criador do Atari, mas pensamento moderno

Apesar de ter criado tudo pelo qual é famoso na década de 70, Nolan Bushnell está longe de ser uma pessoa engessada. Durante o palco da BGS Talks, o público pôde fazer algumas perguntas a Bushnell, que revelou diversos de seus projetos mais recentes.

Nolan BushnellNolan Bushnell orgulhoso de seu tênis de luzinhas

De acordo com o criador do Atari, o seu foco no momento é a realidade virtual. Toda a visão de Bushnell em popularizar algo que não parece certo (como foi o caso dos próprios consoles na década de 70) continua. O VR é uma tecnologia recente, restrita e pouco difundida, mas Nolan acredita que é uma experiência excelente que vale o investimento.

Uma dica de Bushnell para os desenvolvedores brasileiros: tentem sempre inovar e pensar em algo diferente

De forma resumida, Nolan Bushnell está trabalhando com vários projetos em realidade virtual no momento, cada um deles com propostas diferentes (o que inclui um Pong feito nesse ambiente). Sem dúvidas, o pai do Atari ainda tem muito a oferecer na indústria e deixa a dica para os desenvolvedores brasileiros: sempre tentem inovar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.