A EA só “liga para o que os jogadores vão comprar”, afirma desenvolvedor

1 min de leitura
Imagem de: A EA só “liga para o que os jogadores vão comprar”, afirma desenvolvedor

Responsável pelo design de gameplay do multiplayer de Mass Effect 3 e por Mass Effect: Andromeda, Manveer Heir passou 7 anos trabalhando para a Electronic Arts. Em uma conversa com o Waypoint Radio, ele esclareceu os motivos pelos quais a empresa decidiu fechar a Visceral e o porquê de ela apostar cada vez menos em jogos single player.

Segundo Manveer, a empresa aposta muito em jogos de mundo aberto por ser mais fácil monetizá-los e aumentar o lucro oferecido pro eles no longo prazo. “É a mesma razão pela qual adicionamos pacotes de cartas a Mass Effect 3: como você faz com que essas pessoas continuem voltando para algo em vez de ‘só’ jogar de 60 a 100 horas?”.

Eles não ligam para o que os jogadores querem, eles só ligam para o que eles vão pagar

“O problema é que escalamos nossos orçamentos para US$ 100 milhões ou mais e não criamos um bom espaço para jogos single player lineares. Mas por que não podemos ter os dois? Por que tem que ser um ou outro? E a razão é que a EA e essas grandes publicadoras, em geral, só ligam para o maior retorno de seus investimentos. Eles não ligam para o que os jogadores querem, eles só ligam para o que eles vão pagar”.

Valores altos

Manveer explica que o sucesso do multiplayer de Mass Effect 3 é o motivo pelo qual Dragon Age: Inquisition teve uma opção semelhante. Segundo ele, o jogo da BioWare “acertou em cheio” e trouxe “muito dinheiro”. “É uma renda constante em vez de uma renda que só acontece uma vez”, explicou.

Mass Effect 3

“Eu vi pessoas literalmente gastando US$ 15 mil nas cartas multiplayer de Mass Effect”, explicou o desenvolvedor, que não tem permissão de falar sobre números específicos do quanto o jogo trouxe de lucro. A política da EA tem seu representante mais recente em Anthem, game que muitos consideram não ter a “cara” tradicional da BioWare.

“Não é um game tradicional da BioWare, certo? Se é isso é o que você está vendo em lugares como a BioWare, que é da EA, um lugar em que trabalhei durante sete anos; se é isso que você está vendo no fechamento da Visceral e nesse outro estúdio de Vancouver; o que isso significa é que os jogos triplo-A linear da EA estão mortos no momento atual”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.