133 milhões de posts do Miiverse foram guardados para a posteridade

1 min de leitura
Imagem de: 133 milhões de posts do Miiverse foram guardados para a posteridade

Quando a Nintendo anunciou em setembro de 2017 que iria encerrar o funcionamento do Miiverse, diversos fãs, engenheiros e ativistas decidiram preservar a memória da rede social antes que ela saísse do ar. Graças ao trabalho do coletivo Archive Team (liderado pelo usuário do Twitter Drastic Actions), nada menos do que 133 milhões de publicações do serviço foram preservadas para a posteridade.

Ocupando nada menos que 17 terabytes de espaço, todo esse acervo pode ser acessado através do site Archiverse. Os números são impressionantes: quase 76 milhões de capturas de tela, 72 milhões de desenhos, 30 milhões de avatares e 5.128 comunidades de games podem ser acessadas por quem deseja reviver a memória do Miiverse.

O arquivo online contém desde comunidades públicas até aquelas que não eram mais listadas pela Nintendo, como aquelas dedicadas a suas aparições na E3. No entanto, o Archiverse falhou em seu intento de preservar a rede social em sua forma integral devido ao tempo limitado que teve à sua disposição.

“Passando por administradores do Miiverse deletando usuários e posts, usuários que esconderam seus perfis, novas comunidades criadas após o aviso do fechamento a questões de estabilidade do próprio Miiverse, muitas coisas impediram um arquivamento completo do site”, explicou o Archive Team.

"muitas coisas impediram um arquivamento completo do site”

Os responsáveis pela iniciativa explicam que somente a Nintendo tem acesso completo ao banco de dados e recursos do Miiverse, e seria preciso que ela decidisse doar esse material para que um arquivo completo pudesse ser feito. Lançada junto ao Wii U, a rede social foi expandida para funcionar no Nintendo 3DS, mas deixou de fazer parte dos planos da empresa com o lançamento do Switch.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.