Conheça os controles para games VR que realmente machucam o usuário

1 min de leitura
Imagem de: Conheça os controles para games VR que realmente machucam o usuário

A realidade virtual é algo que está bem presente entre nós, principalmente os gamers. O que antes era algo distante, praticamente qualquer pessoa hoje com um smartphone e um aparato de papelão e lentes consegue sentir um gostinho desse mundo. O que falta agora para tudo ficar mais real? A sensação do toque — e talvez da dor.

Como a Wired relembrou, já foram desenvolvidos produtos que passam a sensação física do que acontece no jogo VR para o gamer. A CyberTouch Glove, por exemplo, era uma luva com cápsulas motorizadas que vibrava quando você encostava em objetos no mundo virtual. O grande problema disso? Ela custava incríveis US$ 15 mil. Dessa maneira, como todo começo, a tecnologia era restritiva.

Atualmente, algumas opções em desenvolvimento pretendem chegar ao mercado com valores bem mais baixos. E o mais bacana disso é que elas vão além da vibração: existem máscaras que simulam a dor de um soco, coletes que simulam a dor de um chute na costela e até luvas que dão choque. Sim, meio masoquista. Mas não deixa de ser interessante. Veja algumas delas aqui embaixo:

HaptX Glove

Essa luva possui atuadores microfluídicos que pressionam a pele e criam a sensação de movimento, textura e peso. Dessa maneira, ela consegue replicar a rigidez de objetos e fazer até com que o usuário sinta pontas "afiadas" de pedras, por exemplo.

TEGway ThermoReal

Esse gadget se "enrola" no controle do seu dispositivo VR (seja Oculus, Vive, PS4...) e, como é um semicondutor termoelétrico, pode transmite a temperatura de objetos no mundo virtual. Por exemplo, se você colocar a mão na rajada de fogo de um dragão, bem, sua mão vai dar uma leve fritada — ele tem a capacidade de esfriar até os 4° C e esquentar até os 40° C.

gotoTegway

Hardlight VR Suit

Esse é um dos mais bacanas da lista: um colete de nylon e plástico recheado de sensores de vibração. Ele pode simular, por exemplo, um chute bem dado na costela — isso por causa de um choque elétrico de 5 volts que ele pode liberar na área atingida durante um jogo (US$ 400 no Kickstarter)

bHaptics Tactal VR Mask

Essa é para os mais fortes: uma máscara que pode simular um soco na cara. Os sete motores hápticos ficam pelo rosto e podem causar dores "interessantes" aos games masoquistas de plantão.

wiredKELSEY MCCLELLAN para Wired

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.