Digital Foundry compara Monster Hunter World em todos os consoles

4 min de leitura
Imagem de: Digital Foundry compara Monster Hunter World em todos os consoles

Como é de praxe com todo jogo AAA novo no mercado, o Digital Foundry aproveitou o lançamento de Monster Hunter World e fez a comparação gráfica de todos os consoles: Xbox One, PlayStation 4, Xbox One X e PlayStation 4 Pro. E, apesar de ser bem óbvio quem ganha como melhor versão, há algumas surpresas e fatos interessantes.

Anteriormente, o canal do youtube havia feito uma análise prévia da versão Beta do game no PlayStation 4, revelando parte da performance nos consoles da Sony e também a existência de algum tipo de método de renderização alternado, como o checkerboarding. Grande parte disso foi levado para a versão final, que você confere abaixo:

Xbox One e PlayStation 4: os consoles comuns

Primeiramente, o Digital Foundry apontou as resoluções e performance dos consoles comuns, plataformas que muitas pessoas utilizarão para jogar. De acordo com os dados, o PlayStation 4 roda em 1080p e o Xbox One em 864p. Porém, ambos os consoles apresentam alguma técnica de “temporal reconstruction”, que pode ser uma técnica similar ao checkerboarding da própria Capcom (caso queira entender mais sobre isso, clique aqui).

Basicamente, enquanto a imagem está parada, a resolução fixa oferece exatamente a qualidade que ela representa, mas ao mover a câmera, alguns artefatos gráficos ocorrem, deixando a imagem mais borrada. Com exceção da performance e resolução, ambas as versões são visualmente idênticas, com a mesma qualidade de texturas, sombras e todo o resto.

A

Porém, quando o assunto é performance, ambas sofrem mais do que deveriam. A taxa de quadros é desbloqueada em ambos os consoles, mas eles passam grande parte do tempo abaixo do objetivo de 30 fps. O Digital Foundry testou apenas na área inicial da floresta, na qual o PS4 apresentou resultados entre 28 e 31 fps e o Xbox One entre 24 e 30 fps.

Xbox One X e PlayStation 4 Pro: como eles se saem?

Ambos os consoles do meio da geração têm um desempenho melhor em Monster Hunter World, seja em performance ou em resolução. Porém, os dois têm algumas características um pouco improváveis e que não eram esperadas. No geral, cada uma das versões têm três modos: “Priorizar Resolução”, “Priorizar Performance” e “Priorizar Gráficos”.

Primeiro, a resolução do modo “Priorizar Resolução”: o PlayStation 4 Pro roda em 1800p, enquanto o Xbox One X roda em 1728p (4 vezes mais que o Xbox One comum). Os números são esquisitos, mas há uma sacada: o PS4 Pro roda com checkerboarding ou algo similar, enquanto o Xbox One X tem uma resolução nativa, com pouquíssimo uso de técnicas que podem borrar a imagem (novamente, explicamos nessa matéria o que é checkerboarding).

Monster Hunter World

O modo resolução deveria ser o mais simples e óbvio, mas não é. Por algum motivo estranho, o PlayStation 4 Pro tem mais detalhes desenhados à distância, ou seja, apresenta mais elementos visuais, como folhagem, árvores e pedras, que o Xbox One X. O console da Microsoft se sobressai em qualidade de imagem, mesmo com uma resolução levemente menor, pois não têm problemas gráficos ou efeitos que borram a imagem quando há movimento, mas perde em qualidade visual dos elementos na tela. Provavelmente, a Capcom utilizou a versão do Xbox One base e não otimizou o game da forma certa.

No quesito performance do modo “Priorizar Resolução”, o PS4 Pro roda um pouco melhor, com 2 a 3 fps acima do Xbox One X, com média de 34 fps, enquanto o Xbox One X fica na faixa dos 32 fps. Porém, conforme ressaltado pelo Digital Foundry, a variação no frame pacing acaba tornando a versão do console da Microsoft melhor (clique aqui para entender melhor o que é frame pacing).

Já o modo “Priorizar Gráficos” e “Priorizar Performance” rodam em ambos os consoles em 1080p e também fazem uso de uma resolução que apresenta artefatos gráficos similares ao checkerboarding. Assim como nos demais modos, a taxa de quadros é variável. Em “Priorizar Performance”, o PlayStation 4 Pro apresenta taxas que vão dos 33 a 45 fps, mas com muita variação, tendo uma média de 39 a 42 fps. Já O Xbox One X tem uma melhoria significativa, com 5 a 15 fps a mais dependendo da área e com quedas menos frequentes. Infelizmente, o Xbox One X também traz redução na quantidade de objetos à distância.

Monster Hunter World

O último modo, o “Priorizar Gráficos”, acaba sendo uma opção bem interessante para o Xbox One X. Ambos as plataformas rodam com certa proximidade da taxa de quadros do modo performance, com o PS4 Pro perto dos 33 a 34 fps, enquanto o Xbox One X consegue se manter na faixa dos 40 fps e acima com mais facilidade.

Monster Hunter sempre foi uma série que depende bastante da CPU (vimos as diferenças na prática com o 3DS e New 3DS) e a GPU acaba oferendo vantagem para a resolução e performance em certas áreas do jogo, mas não em todos os cenários. E aí, o que achou da comparação gráfica?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.