Assetto Corsa Competizione é a novidade entre os simuladores de corrida

2 min de leitura
Imagem de: Assetto Corsa Competizione é a novidade entre os simuladores de corrida

Depois de muito mistério, a Kunos Simulazioni finalmente revelou o que vem por aí: Assetto Corsa Simulazioni é o mais novo jogo que vem para enriquecer o gênero de simulação de corrida.

AC Competizione

Considerado um spin-off do título principal, lançado em 2014, o novo game traz algumas novidades e uma delas é que ele vem com o título de jogo oficial da Blancpain GT Series, uma das principais categorias do automobilismo mundial e que usa carros na especificação de GT3.  Isso significa que a lista de carros e pistas contarão com as contrapartes reais presentes na categoria de verdade.

Hoje, a Blancpain tem um calendário composto pelas seguintes pistas:

  • Zolder
  • Monza
  • Brands Hatch
  • Silverstone
  • Circuit Paul Ricard
  • Misano
  • Spa-Francorchamps
  • Hungaroring
  • Nurburgring
  • Circuit de Barcelona-Catalunya

Sobre os carros, as grandes estrelas das imagens até agora são a Ferrari 488 GT3 e o Audi R8 LMS, mas a versão final deve trazer todos os modelos presentes no grid atual, que é composto também por veículos como a Mercedes-AMG GT3, Lamborghini Huracán GT3, Porsche GT3R e outros.

Nova engine e efeitos de clima e tempo dinâmicos

Outro aspecto importante é que o jogo está sendo desenvolvido utilizando a Unreal Engine 4 e isso trouxe duas novidades muito bem-vindas em um game desse calibre: tempo e clima dinâmicos. As mudanças já foram mostradas em ação no trailer de anúncio do novo simulador.

 

Vale lembrar que o Assetto Corsa original utilizada uma engine própria da Kunos que, apesar de ser extremamente competente na parte da física, na parte gráfica ela pecava ao não conseguir lidar bem com efeitos de iluminação e também não ter efeitos de clima.

De qualquer forma, os desenvolvedores já anteciparam: o foco continua sendo no realismo e a promessa é de um nível altíssimo de atenção aos detalhes e precisão nas representações virtuais de veículos e pistas. Pelas fotos, dá pra perceber que eles parecem no caminho certo.

AC Competizione

Uma das coisas bacanas é que, assim como na Blancpain, será possível ter corridas de longa duração. Isso significa que haverá a possibilidade de replicar, por exemplo, as 24 Horas de Spa, uma das competições mais tradicionais da categoria e que o circuito, inclusive, aparece nos trailer e no teaser que havia sido revelado no início do ano.

Multiplayer competitivo e modo carreira

Como o nome já deixa bem claro, Assetto Corsa Competizione também contará, para o deleite dos fãs do automobilismo virtual (como eu), com uma parte dedicada ao online competitivo. A promessa é que o game conte com um sistema de rankeamento que ajude a forma grids com pilotos do mesmo nível, baseado em suas habilidades e, principalmente, em seu comportamento na pista.

AC Competizione

Detalhes ainda são escassos, mas é sabido também que Assetto Corsa Competizione terá modos single player também, como é o caso do modo carreira, campeonato e os modos livres.

Ainda sem data e, por enquanto, só no PC

O anúncio do simulador não veio, infelizmente, acompanhado de uma data de lançamento. O que se sabe, por enquanto, é que ele deve vir no inverno através do Steam Early Access, com a inclusão de conteúdo sendo feita de forma gradual.

Galeria 1

Outro ponto é que, sendo parte do acesso antecipado, a previsão é que, num primeiro momento, Assetto Corsa Competizione só seja lançado para o PC. A expectativa é que mais novidades passem a surgir nas próximas semanas a respeito do progresso até o lançamento do game.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.