Internet Archive mais de 200 jogos retro portáteis para jogar no emulador

1 min de leitura
Imagem de: Internet Archive mais de 200 jogos retro portáteis para jogar no emulador

Se você é fã de clássicos ou simplesmente tem curiosidade pra saber como eram os jogos portáteis de muito tempo atrás, quando os aparelhos tinha jogos baseados em LCD, VFD ou LED, o Internet Archive resolveu quebrar um galhão.

O site lançou o Handheld History Collection, ou Coleção da História dos Portáteis, com 60 versões emuladas de jogos retrô que podem ser jogadas diretamente no navegador. Entre os títulos estão Mortal Kombat, da Tiger Electronics; Burger Time, da Bandai; e a versão tabletop de Q*bert, da Parker Brothers.

internet archive handheld

A expectativa é de que mais de 200 jogos sejam adicionados à lista. Um dos responsáveis pela coleção, o arquivista Jason Scott, destacou o processo de emulação de jogos baseados em LCD, VFD e LED no MAME.

Alguns jogos LCD, por exemplo, precisam ser desmembrados completamente da máquina para que todas as informações possíveis sejam coletadas para a emulação. A versão de "O Estranho Mundo de Jack", por exemplo, exige que cada componente precise ser escaneado e vetorizado.

Galeria 1

O aparelho com o jogo precisa ser desmontado para dar acesso à placa de circuito e aí sim é possível identificar quais elementos e camadas devem acender no momento certo.

Além disso, Scott também comentou sobre os critérios que determinam quais jogos devem ser preservados na coleção ou não. Ele argumenta que, como o processo envolve "destruir" alguns aparelhos (alguns deles relativamente raros), esse sacrificio agora permite que o trabalho feito nele não caia no esquecimento, algo que poderia acontecer sem que a emulação acontecesse - o que seria substancialmente pior.

Você pode acessar o Handheld History Collection para conferir os games diretamente no seu navegador. Caso ache interessante, o Internet Archive também fez trabalhos parecidos com games de consoles antigos, como o Atari 2600, e também para jogos em MS-DOS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.