100 games do Steam geraram 50% do lucro da plataforma em 2017

1 min de leitura
Imagem de: 100 games do Steam geraram 50% do lucro da plataforma em 2017

Durante um painel na Game Developers Conference 2018, o criador e dono do site SteamSpy, Sergey Galyonkin, revelou alguns dados curiosos sobre o Steam. Segundo ele, somente os 100 jogos mais populares do sistema conseguiram acumular mais de 50% do lucro gerado pela plataforma, o que significa que muitos desenvolvedores não tiveram sucesso financeiro com seus jogos.

Segundo Galyonkin, esses 100 jogos representam 0,5% do número total de jogos que chegaram à plataforma da Valve em 2017. Somente no ano passado, o Steam ganhou 7.696 jogos em seu catálogo, número que corresponde a 31% dos 21 mil games que podem ser encontrados na loja atualmente.

Steam

“As pessoas comparam isso com a App Store e não é algo totalmente justo porque a App Store tem muito mais jogos, mas isso está no mesmo reino, basicamente. É uma quantidade que nenhuma pessoa, nenhum jornalista de games, poderia jogar em toda a sua vida”, afirmou o criador do SteamSpy.

"É uma quantidade que nenhuma pessoa, nenhum jornalista de games, poderia jogar em toda a sua vida”

Vale notar que os números do SteamSpy deixam de lado jogos que lucram com base na venda de DLCs e microtransações, o que acaba deixando de fora da lista games de sucesso como DotA 2 e diminuindo a participação de CS: GO, por exemplo. Os dados apresentados se baseiam somente em jogos que são vendidos de forma tradicional e que pertencem a perfis públicos do Steam (que formam 99,9% da base de usuários, segundo Galyonkin).

Segundo a lista do SteamSpy, o jogo mais lucrativo de 2017 foi PLAYERUNKNOWN’s Battlegrounds, sendo que títulos independentes como Divinity: Original Sin 2 e Cuphead também tiveram ótimos resultados. Infelizmente, não há uma comparação com a situação da loja em 2016 para sabermos se houve alguma mudança grande entre um ano e outro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.