O ato de rebelião na Atari que inspirou Jogador Nº 1 de Steven Spielberg

2 min de leitura
Imagem de: O ato de rebelião na Atari que inspirou Jogador Nº 1 de Steven Spielberg

A adaptação de Steven Spielberg de Jogador Nº 1 já chegou aos cinemas brasileiros. O longa está recheado de referências a músicas, filmes e videogames dos anos 80, sendo um prato cheio para os fãs da cultura pop.

Enquanto algumas referências são mais superficiais, como a de personagens de Overwatch e De Volta Para o Futuro, outras carregam mais peso, como a de Adventure, clássico jogo de Atari 2600.

ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME JOGADOR Nº 1

ready player one

O longa se passa em 2044 em meio a uma uma grande crise na Terra, onde destruição e pobreza são cenários comuns. Para fugir da realidade, grande parte da humanidade vive dentro da realidade virtual do jogo OASIS.

Porém quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday acaba falecendo, uma nova missão dá propósito para a população. Os jogadores devem encontrar um segredo escondido dentro do jogo para ganhar uma fortuna inestimável - e receber controle total do OASIS.

O filme traz uma premissa insana mas que dentro da história encontra sua própria naturalidade. É como uma mistura bela e improvável entre A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matrix. A premissa da história foi inspirada no feito ousado de Warren Robinett, durante o lançamento de Adventure em 1979.

Atari adventure

O clímax do filme se desenvolve ao redor de uma referência ao jogo, quando os protagonistas precisam descobrir o segredo final em um Atari 2600, com todos os jogos da biblioteca disponíveis.

Muitos jogadores acabam se perdendo por não entender o verdadeiro significado por trás deste quebra-cabeça. Enquanto a história se desenvolve descobrimos que (1) o único jogo que eles precisam jogar é Adventure, e (2) eles não precisam fechar o jogo, mas sim encontrar o seu maior segredo: uma sala escondida que mostra o nome do criador do jogo.

A decisão ousada de Robinett

A decisão de Robinett em colocar o seu nome em Adventure acabou se tornando um marco histórico no mundo dos videogames. A Atari não permitia que os criadores colocassem os seus nomes nos jogos, e nem se quer pagava a eles os royalties de lucro da venda.

Na época, o trabalho dos criadores de jogo era visto mais como um “trabalho de fábrica” do que uma expressão artística.

Em um ato de rebelião Robinett escondeu o seu nome em uma fase secreta do jogo, ela só poderia ser encontrada quando o jogador fosse uma fase específica, pegasse um ponto cinza quase invisível e levasse a outro local distinto.

Ao levar o ponto cinza neste local exato, o jogador ganha objetos de cores diferentes, e a entrada para um quarto secreta é revelada. Lá dentro o jogador consegue ler a frase “Criado por Warren Robinett”.

easter egg adventure atari

"Quando descobri que estava desenvolvendo videogames para uma empresa que era controlada por pessoas que me forçariam a ser um colaborador anônimo, mesmo que eu tenha criado o jogo Adventure inteiro, isso me deixou louco", lembrou Robinett em 2016 no seu perfil da NPR.

"Foi um jogo de poder e depois de um tempo de frustração, não gostando de ser controaldo pelos caras com muito dinheiro, eu tive a idéia de esconder meu nome no jogo."

O easter egg foi encontrado por um garoto de 15 anos, algum tempo após Robinett ter deixado a Atari. Sendo um dos primeiros easter eggs da história dos videogames, o sucesso da descoberta foi estrondoso.

Desde então a empresa passou a exigir que segredos parecidos fossem colocados em outros jogos. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.