Pesquisa revela hábitos de jogadores de videogame brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa revela hábitos de jogadores de videogame brasileiros

Há cinco anos, a Blend New Research, o Sioux Group e a ESPM realizam uma pesquisa que traça o perfil do jogador no Brasil. Agora, a quinta edição da Pesquisa Game Brasil foi divulgada e seus resultados ajudam bastante a entender o panorama de aceitação de videogames e games em geral no nosso país.

Foram entrevistadas 2.853 pessoas e foi constatado na Pesquisa Game Brasil 2018 que 75,5% jogam alguma coisa, independente da plataforma. Mesmo com o alto número de jogadores, apenas 26,4% deles se considera um gamer.

Pelo terceiro ano consecutivo, o público feminino foi mais da metade do geral que joga em consoles, PCs e aparelhos móveis. Mesmo assim, com 58,9% da somatória, apenas 20,1% se intitulam “gamers”, enquanto 35,4% se rotularam dessa forma.

Mercado mobile ainda é o mais forte do país

Como esperado, a maior fatia do mercado de jogos no Brasil está concentrada em aparelhos mobile. No PGB 2018, foi revelado que 84% dos entrevistados jogam em seus celulares e tablets, enquanto consoles aparecem como opção para 46% do público, PCs ficando em terceiro lugar, mas não muito longe, com 45%.

PGB

Isso mostra a força do mercado mobile e revela que a praticidade na hora de jogar consegue atrair um público maior que consoles que demandam um investimento maior, mesmo entregando uma experiência mais completa.

Xbox 360 segue o console mais popular do país

Dentre os consoles vendidos no Brasil, a pesquisa chegou à conclusão que o Xbox 360, mais uma vez, é o videogame mais jogado no país, sendo o escolhido por 32% dos entrevistados. Mesmo assim, ele já apresenta queda, pois na pesquisa de 2017, apresentava um número superior, de 44,2%.

PGB

Em segundo lugar ficou o PS3, com 25,6%, e o PlayStation 2, com 23,4%. É interessante comentar que tanto o Xbox 360 quanto o PS2 são consoles que foram destravados e, talvez por isso, tiveram maior facilidade para cair nas graças do público brasileiro, que tem um histórico de longa data com o chamado “mercado cinza”.

Consoles da geração atual foram mencionados na pesquisa, com o PS4 liderando com 22,2%, seguido pelo Xbox One, com 14,6%. Nas versões melhoradas dos videogames, o console da Microsoft ficou na frente, com o Xbox One X mencionado por 4,8% dos entrevistados e o PS4 Pro por 4,3%. O Nintendo Switch não foi incluído na Pesquisa Game Brasil por não ter sido lançado oficialmente no país.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.