Riot anuncia Clash, a plataforma de torneios amadores dentro do LoL

4 min de leitura
Imagem de: Riot anuncia Clash, a plataforma de torneios amadores dentro do LoL

A Riot revelou hoje o seu maior anúncio do ano: Clash. Clash é uma plataforma de torneios amadores dentro do League of Legends que nasceu para oferecer uma experiência competitiva para todos. Qualquer um, desde bronze até o desafiante, vai poder jogar torneios competitivos e balanceados para o seu nível de habilidade. Os jogadores vão montar equipes, se inscrever nas copas e jogar não só pela experiência como também pelas recompensas.

Clash

Formato

O Clash acontece por eventos, chamados de Copas, com datas definidas para acontecerem. Dentro da Copa existem dois torneios de final de semana, com 15 dias de diferença entre cada um deles. Os times podem entrar na etapa que quiserem, com recompensas que serão proporcionais aos jogos e chaves vencidos.

A primeira Copa será temática de Demacia (todas serão temáticas de alguma região de League of Legends, o que reflete no visual das recompensas). O primeiro torneio será nos dias 25, 26 e 27 de maio, e o segundo em 8, 9 e 10 de junho. Às sextas-feiras o check-in é às 19h, e aos sábados e domingos às 18h.

Os torneios começam com chaves de quatro times, e o vencedor parte para a chave de oito no dia seguinte. Se vencer, parte para a chave de 16 no último dia de torneio. Mas o mais legal é que todos os dias têm as chaves de quatro times, então a sua equipe pode entrar no torneio e na copa em qualquer um dos dias na semana. Claro que isso diminui o seu avanço (quem começar no domingo, por exemplo, só consegue jogar uma chave de quatro times, por ser o último dia do torneio), mas dá a experiência competitiva mesmo para quem não tem muito tempo para jogar.

Clash

As chaves são sempre balanceadas considerando o nível da equipe. Quem perder a chave de quatro equipes joga uma repescagem e tem a chance de seguir no torneio.

Equipe e requisitos

Existem alguns requisitos para participar do Clash. Os principais são: ter um elo em qualquer uma das filas ranqueadas (solo/duo ou ranqueada flex); ser no mínimo honra dois e fazer a verificação por SMS. Essa é uma nova ferramenta que a Riot criou para tentar prevenir que contas smurfs entrem no Clash: feita a verificação por SMS, sua conta é associada àquele número de celular por seis meses. Para jogar torneio com outras contas, o jogador terá que fazer a verificação por SMS com outro número.

Para incentivar o comprometimento, cada jogador da equipe precisa comprar um bilhete para participar do torneio. Ele pode ser comprado tanto por essência azul (900) quanto por RP (215). Algumas missões também darão bilhetes do Clash. O bilhete vale enquanto você estiver ganhando – se perder, terá que comprar outro bilhete para participar no dia seguinte. Também existe a opção de comprar cinco bilhetes de uma vez, chamados de bilhete premium, e você ganha mais recompensas quando estiver jogando com ele.

Clash

As equipes são sempre montadas antes da inscrição no torneio, com apenas cinco jogadores (substituições são possíveis pontualmente para as chaves de 8 e 16. Não é possível substituir na primeira partida do torneio), e não existe restrição de elo entre eles, mas pesam para a definição do tier da equipe.

Clash

As equipes serão distribuídas em quatro tiers, sendo o tier I o maior e o tier IV o menor, em que estarão os jogadores bronze, prata e ouro. Inicialmente, o tier do time será definido pelo elo dos jogadores, mas, ao longo do tempo, com a consolidação do Clash, o Tier das equipes será independente do das filas ranqueadas normais.

Regras

As partidas do Clash têm algumas diferenças para as partidas tradicionais. Primeiro na preparação: antes da partida, são mostradas estatísticas do adversário. As equipes terão sete minutos para avaliar os dados e montar sua própria estratégia.

Clash

Como já era de se esperar, os picks e bans acontecem da mesma forma que o competitivo profissional. E, para colaborar com a estratégia, todos os campeões estão liberados, independente do jogador ter o personagem ou não. Só não se pode encarar isso como uma chance para experimentar um campeão novo – a ideia é que seja usado de forma tática.

A maior novidade ocorre dentro do Summoner’s Rift. As partidas do Clash terão limite de tempo: 70 minutos. Aos 60 minutos, as estruturas passam a tomar mais dano e, aos 65 minutos, elas vão começar a receber dano sozinhas, em velocidade e ordem fixa (torres da rota, inibidores, torres do nexus e nexus). Isso é para evitar que as partidas se alonguem muito e uma equipe tenha que esperar muito pelo adversário da próxima partida.

Clash

Recompensas

Claro que a experiência competitiva é a maior das recompensas, mas a Riot preparou alguns itens in-game para recompensar as equipes vencedoras.

O primeiro deles é o troféu, como se espera de qualquer competição. Você ganha troféu por vencer, e eles são diferentes para a vitória de chave de quatro equipes, oito ou 16. O troféu (sempre o melhor que você conseguiu no torneio) aparece na sua base de todos os jogos em Summoner’s Rift por duas semanas.

Clash

Cada vitória também te dá pontos. Equipes de nível alto e jogadores com bilhete premium ganham mais pontos que os demais. Esses pontos se acumulam no período da Copa, e em certas quantidades podem ser trocados por recompensas exclusivas do Clash, como logos Clash e bandeiras que aparecem durante suas partidas do Summoner’s Rift.

Clash

Outra recompensa são os espólios tradicionais (cápsulas), sempre com bônus de XP, logo Clash e outros espólios (essências azuis, laranjas, fragmentos de skin).

Clash

As inscrições para a Copa Demacia começam em breve, e a Riot está oferecendo um bilhete gratuito para todos que quiserem participar. E você, o que achou da novidade? Está pronto para participar da Copa Demacia? Comente aqui embaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.