Kingdom Hearts 3: Pixar ajudou de perto Square Enix na produção

3 min de leitura
Imagem de: Kingdom Hearts 3: Pixar ajudou de perto Square Enix na produção

Algo que chamou muita atenção nos últimos trailers de Kingdom Hearts 3 foi a revelação de que pelo menos duas das séries mais populares da Pixar, “Toy Story” e “Monstros S.A.”, estariam no game. É a primeira vez que personagens do estúdio — que pertence à Disney — participam da franquia.

O Voxel esteve em Santa Monica, Califórnia, durante o evento de premiere de Kingdom Hearts 3, a convite da Square Enix. Em um painel exclusivo para jornalistas da Europa e América Latina, ficamos felizes ao descobrir que parte do time criativo da Pixar estava por ali, e o mais interessante: eles participaram ativamente do desenvolvimento do jogo em parceria com a Square.

Consultores de peso

Jason Katz e Tasha Sounart responderam a várias perguntas feitas por um representante da desenvolvedora. Jason, chefe do departamento de narrativa da Pixar, está no estúdio desde 1994, onde trabalhou tanto nos primeiros longas animados, como “Toy Story” e “Vida de Inseto”, quanto nos mais recentes, como “Viva - A Vida é Uma Festa”, do qual foi supervisor de roteiro. Ele não conhecia praticamente nada sobre Kingdom Hearts até saber que trabalharia nele.

KH3

Tasha, por sua vez, já era fã da franquia. A diretora criativa, responsável por adaptações de personagens do estúdio para outras mídias e por elaborar parques temáticos da Disney, trabalhou como animadora por nove anos antes de assumir a atual função — seu primeiro filme foi “Vida de Inseto” —, além de ter feito um game durante o tempo em que trabalhou na Double Fine.

Sounart conta que já tinha jogado quatro games da série Kingdom Hearts e que, quando o diretor da Disney Interactive, Rob Rowe, perguntou o que ela achava de trazer personagens da Pixar para a série de games, ela disse um “sim” empolgado e falou que adoraria trabalhar nisso, pois já esperava a inclusão desses mundos na série há um tempo.

Adaptando com cuidado

Eles explicam que o time da Pixar esteve envolvido desde o início do desenvolvimento de Kingdom Hearts 3. Seu papel era fazer observações, dar dicas sobre como os personagens deveriam agir, ensinar como não descaracterizar figurinhas mundialmente conhecidas pelas animações, fazendo com que elas funcionassem dentro da história dessa franquia.

Jason conta que na elaboração do mundo de Toy Story, ele desafiou o time da Square. Acreditando que o coração da animação de Woody e Buzz estava no conceito de “nostalgia”, ele pediu que os desenvolvedores tentassem lembrar de quais brinquedos eles tinham na infância e com quais mais gostavam de brincar. Para ele, foi isso que fez com que as boas ideias começassem a surgir nessa parte do jogo.

Porém, a colaboração entre as duas empresas foi além da parte de conceito e narrativa. Para fazer com que os personagens da Pixar em KH3 se parecessem ao máximo com suas versões originais do cinema, a empresa compartilhou com a Square os modelos originais dos personagens em 3D.

KH3

Eles ainda envolveram o designer de personagens que trabalhou em “Toy Story” e “Monstros S.A.” nas conversas, para orientar os desenvolvedores. Até mesmo o design das versões monstro e de brinquedo de Sora, Pateta e Donald tiveram uma ajudinha da Pixar em sua elaboração.

A boa recepção

Jason e Tasha acham que o processo de etapas na criação de games usado pelo time de Kingdom Hearts na Square é muito parecido com o que eles usam na Pixar e que isso ajudou na parceria dos estúdios. A dupla tem gostado das reações positivas do público quanto aos vídeos do jogo que já foram divulgados e Tasha diz que adora ver as artes feitas pelos fãs. De fato, é reconfortante saber a casa desses personagens está tão envolvida em um projeto como este.

Eu fui tirar uma foto com os dois e eles adoraram minha camiseta da Nintendo. Só faltou Kingdom Hearts 3 no Switch, né? Para saber mais sobre o evento, sobre os painéis e sobre nossas impressões sobre o jogo, fique ligado esta semana no Voxel.

O Voxel viajou à cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos, para o evento de Kingdom Hearts 3 a convite da Square Enix, que pagou pela passagem e estadia do redator durante sua permanência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.