Novo controle adaptativo do Xbox começou a ser criado em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Novo controle adaptativo do Xbox começou a ser criado em 2014

Anunciado oficialmente na última quinta-feira (17), o Adaptative Controller do Xbox One é um projeto que demandou anos de estudo e desenvolvimento por parte da Microsoft. Segundo a empresa, a criação do dispositivo começou em 2014, motivado por uma mensagem no Twitter publicada pela Warfighter Engaged, organização sem fins lucrativos que oferece consoles e games para veteranos de guerra.

A partir desse momento, a empresa entrou em contato com a entidade e aprendeu mais sobre as dificuldades que veteranos podem enfrentar ao tentar jogar videogames. Muitos deles sofrem com limitações físicas ou mentais que os impedem de usar controles convencionais, e isso serviu como base para os desenvolvedores começarem a pensar em soluções e protótipos que oferecessem mais opções a essas pessoas.

Adaptative Controller

Em certo momento, a empresa conta que chegou a usar o Kinect como parte de seu conceito, algo que foi apresentado por ela durante o Ability Summer de 2015. A ideia de apostar em um produto no qual poderiam ser encaixados acessórios e diferentes tipos de interação ganhou força no mesmo ano, quando a iniciativa “Gaming for Everyone” ganhou força em seus esforços de garantir que qualquer pessoa poderia aproveitar um videogame.

O projeto também emprestou parte do conceito visto no recurso “Copiloto” do Xbox One, que permite o uso de dois controles do Xbox One como uma unidade única, garantindo que jogadores podem compartilhar experiências sem ter que ficar passando um único controle entre eles. Isso fez com que a Microsoft decidisse que seu novo produto seria vendido à parte (e não conectado diretamente ao Xbox), mas a ideia demorou a progredir porque, na época, os recursos da empresa estavam mais voltados ao desenvolvimento do Xbox One X.

Adaptative Controller

O desenvolvimento do Adaptative Controller progrediu graças à paixão que os funcionários da empresa tinham em relação ao projeto, e organizações como a AbleGamers e a SpecialEffect garantiram que ele continuava a evoluir. Entre as preocupações da companhia estava garantir que o produto seria acessível e teria um bom design, bem como um visual alinhado à linha Xbox e que não parecesse um mero brinquedo.

Vendido a US$ 99, o novo controle vai ter 19 conexões com um design linear, que devem garantir uma maior acessibilidade e facilidade de uso. Além disso, o gadget vai ter encaixes que permitem que ele seja adaptado facilmente a cadeiras de roda, mesas e outros objetos, o que deve garantir sua usabilidade em cenários bastante variados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.