Durante a WWDC, evento ocorrido na última segunda-feira (5), a Apple divulgou uma notícia que pode ameaçar o futuro dos jogos no MacOS. A empresa anunciou que vai encerrar o suporte oficial ao OpenGL e ao OpenCL com o lançamento do MacOS 10.14, o que pode fazer com que muitos jogos — especialmente os mais antigos — parem de funcionar corretamente no sistema.
Segundo um comunicado feito pela Apple, desenvolvedores que usam a tecnologia devem trocá-la pela Metal caso pretendam continuar tendo suporte em versões futuras da plataforma. A Apple garante que tanto o OpenGL quanto o OpenCL vão funcionar no MacOS 10.,14, mas não traz segurança quanto à manutenção desse estado em atualizações futuras.
A decisão foi criticada tanto por ter pego muita gente de surpresa quanto pela natureza do Metal: enquanto ele é uma tecnologia proprietária da Apple, o OpenGL é opensource — e justamente por isso continua a ser usado de forma ampla. Vale notar que a empresa da Maçã não tem suporte oficial a tecnologias como a Vulkan, o que restringe a maneira como os desenvolvedores podem trabalhar com suas plataformas.
Falta de portabilidade
Segundo o designer Rami Ismail, da Vambleer, o problema com o Metal é justamente o mesmo do DirectX: apps feitos para o formato não podem ser portados facilmente para outros sistemas. “O pior que vai acontecer é que coisas velhas vão quebrar, e nossos motores e bibliotecas vão ter que crescer um pouco para suportar tanto Direct3D quanto o Metal. Não ter um guia claro das ações futuras da Apple nesse sentido não é muito bom para a confiança dos desenvolvedores, acho, e não ter uma API gráfica para todas as plataformas é uma droga”.
feeling conflicted about mojave opengl deprecation
— Sam Loeschen (@samloeschen) 4 de junho de 2018
one hand: metal is a really, really good graphics API and other gfx people should learn it
other hand: opengl is the common language of all graphics programmers and this decision alienates macOS further as a gaming platform
Ismail completa afirmando que a decisão pode tornar o MacOS ainda menos atrativo para criadores, que podem continuar usando o OpenGL para explorar o mercado do Windows — que já é o mais acolhedor para o mundo dos games. Segundo ele, isso faz com que o esforço extra (e o dinheiro envolvido) possam atuar como fatores que vão fazer muitos criadores (especialmente os menores) deixar de lado o sistema da Apple.