Fortnite: vídeo compara as versões do Xbox One X e do Switch

1 min de leitura
Imagem de: Fortnite: vídeo compara as versões do Xbox One X e do Switch

Lançado oficialmente para o Switch na última terça-feira (12), Fortnite Battle Royale já se tornou um sucesso na plataforma da Nintendo, superando em menos de 24 horas a marca de 2 milhões de downloads. A adaptação para o console foi bem-feita, mas a Epic teve que fazer algumas concessões para trabalhar com seu hardware mais modesto.

Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (15), a Digital Foundry mostrou quais foram os recursos que tiveram que ser adaptados para que o game chegasse à plataforma. Como métrica de comparação, o veículo usou a versão do Xbox One X, atualmente considerada a opção “definitiva” em matéria de desempenho nos consoles de mesa.

Segundo a análise, a versão de Switch é considerada impressionante, mas faz algumas concessões notáveis. Entre elas está o framerate, que foi diminuído para 30 FPS — todos os demais consoles possuem modos de 60 FPS. A plataforma também adota uma resolução dinâmica, que varia entre 1600x900 pixels no modo dock, podendo cair para 1296x729 nos momentos de maior ação.

Campo de visão e detalhes

Em compensação, Fortnite mantém o mesmo campo de visão no hardware híbrido, sendo capaz de exibir pelo menos seu HUD em 1080p. No Switch, o game também restringe a distância de exibição de detalhes, mas mantém as animações de folhas e árvores que haviam sido removidas da versão para iOS.

Fortnite

As texturas também possuem uma resolução menor no video game da Nintendo, surgindo de forma mais “borrada”, especialmente à distância. Também houve alguns cortes nos detalhes de sombras e na iluminação, mas a Epic conseguiu manter uma qualidade considerável quando levamos em conta as limitações do hardware.

Segundo a Digital Foundry, o principal problema de jogar Fortnite Battle Royale no dispositivo é o fato de que o framerate não é travado em 30 fps, podendo cair até 20 fps dependendo da situação. Com isso, os jogadores acabam tendo uma desvantagem clara em relação às demais plataformas, especialmente levando em consideração que o game conta com crossplay com o Xbox One, PC e iOS — a única plataforma que fica de fora é o PlayStation 4, por conta de escolhas feitas pela Sony.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.