Roteirista demitida de Guild Wars 2 protesta contra a decisão da Arena Net

3 min de leitura
Imagem de: Roteirista demitida de Guild Wars 2 protesta contra a decisão da Arena Net

Na semana passada, a roteirista Jessica Price foi demitida de seu papel como roteirista de Guild Wars 2 após se envolver em uma discussão com um YouTuber dedicado ao game. Em uma entrevista à Polygon, ela protestou quanto à decisão da Arena Net e afirmou que tudo foi bastante injusto e nada profissional.

“Eu não tive a oportunidade de explicar meu lado”, afirmou Price. “[O cofundador e presidente da Arena Net, Mike O’Brien] passou algum tempo insistindo que os desenvolvedores deveriam ser amigos com os clientes da companhia, e que era inaceitável dizer que não éramos, mesmo quando não estamos no trabalho. Ele me disse que eu iria olhar para trás e me arrepender disso, porque estávamos fazendo um grande trabalho que eu arruinei”.

Guild Wars 2

“A coisa toda foi muito pouco profissional. Havia zero motivos para ele estar ali. Ele queria ventilar sua raiva, e ele tinha o poder de comandar uma mulher para ficar ali enquanto ele expressava seus sentimentos para ela, então ele fez isso. Então ele saiu, o gerente pegou minhas coisas da minha mesa e a pessoa do RH pediu pelo meu cartão de volta”, continuou a roteirista.

Enquanto Price foi demitida após responder ao que considerou seu um tratamento condescendente do YouTuber Deroir — “homens surgem todo o tempo nas minhas menções para explicar como fazer meu trabalho”, explicou ela à Polygon —, seu colega Peter Fries teve o mesmo destino ao defendê-la: em uma mensagem deletada, ele afirmou que, como homem, nunca foi vítima de comportamentos semelhantes.

“Eu não tive a oportunidade de explicar meu lado”

Segundo Price, a Arena Net sabia de suas posturas em redes sociais no momento de sua contratação e nunca expressou qualquer crítica ou recomendação em relação a isso. “Houve reuniões nos quais executivos prometeram que queriam que falássemos sobre as coisas feias, as coisas danosas, e que não seríamos punidos por isso”, explicou. “Então é devastador que uma companhia que fala tudo isso se dobre como uma carta barata a primeira vez que seus valores são testados”.

A posição da Arena Net

Em um comunicado enviado à Polygon, Mike O’Brien afirmou que Price estava “representando a companhia” e que a expectativa era que ela se portasse de uma forma profissional e respeitosa, ou ao menos se afastasse da polêmica. “No lugar disso, ela atacou”, afirmou o cofundador do estúdio.

Guild Wars 2

“Preocupações foram levantadas publicamente que ela estava respondendo a assédio. Não é meu lugar dizer aos funcionários quando eles devem ou não se sentir assediados. Nesse caso, no entanto, nossos funcionários poderiam ter decidido não se envolver, e eles podiam ter trazido a situação à companhia, e poderíamos ter feito algo para protegê-los”, afirmou.

"nossos funcionários poderiam ter decidido não se envolver"

“Não é aceitável que uma tentativa de interação com nossa companhia — nesse caso, uma sugestão educada — seja encarada com essa hostilidade aberta. Isso estabelece um precedente assustador”, complementou O’Brien. Segundo ele, a demissão de Price e Fries não foi resultado da pressão da comunidade, e a demora para isso acontecer é reflexo do fato de que as mensagens foram publicadas no dia 4 de julho, feriado nacional nos Estados Unidos.

A situação gerou preocupação entre desenvolvedores, que viram nela um precedente ruim a seus trabalhos: o medo é que seus cargos estejam ameaçados por comunidades que se reúnem para assediar profissionais e exigir suas demissões — algo que pode ser motivado tanto por inclinações políticas, comentários feitos em redes sociais ou mudanças que desagradaram a alguns jogadores.

Embora a postura da Arena Net seja compreensível até certo ponto, as circunstâncias da demissão de Price permanecem estranhas. Além do gerente responsável pela área não estar presente, parece que não houve qualquer tentativa (ao menos pública) da empresa acalmar os ânimos antes de decidir por uma demissão, o que dá brechas para que muitos continuem acreditando que o tratamento dado a ela foi injusto.

Price afirma que se arrepende de afirmar que a Arena Net era um bom lugar de trabalho. “Eu olhava para todas as designers de narrativas femininas do time no olho e dizia a elas ‘esse lugar vai valorizar você, e vai deixar você ser quem é’. Elas confiaram em mim, e eu acabei enganando elas”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.