Realizado entre os dias 20 e 22 de julho, o Geek& Game Rio Festival 2018 reuniu na cidade do Rio de Janeiro fãs de quadrinhos, mangás, séries, filmes e jogos (entre outros elementos da cultura Pop) para três dias de celebração no Rio de Janeiro. Estivemos presentes no dia 21 e 22 à convite da organização e pudemos conferir as principais atrações exibidas durante o evento.
Mais focado em seu lado Geek do que no Game, o evento reforçou sua posição como uma referência para o público local, que também sofre com certa concentração de feiras do tipo na região de São Paulo. Com um clima bastante familiar, o evento deu ao público presente a chance de conferir painéis com atores famosos (como o “Senhor Barriga”, de Chaves), interagir com YouTubers conhecidos e acompanhar torneios de eSports.
Fora dos palcos, o público presente também encontrou uma estrutura completa de elementos que referenciavam a cultura pop, muitos deles voltados ao consumo. Quem andava pelos corredores do evento se deparava com diversos stands de empresas dedicadas a vender livros e quadrinhos com descontos interessantes (mesmo que nem tanto, em alguns casos), miniaturas importadas e acessórios para games.
Havia até mesmo a oportunidade de deixar sua paixão por uma série ou personagem marcada no corpo, no espaço em que tatuadores ofereciam ser serviços ao público mais entusiasmado. Em minha opinião, o destaque nesse sentido foi o canto dado a autores de quadrinhos: nomes mais ou menos conhecidos podiam não somente apresentar seus trabalhos autorais ao público, como também se aproximar de quem só os conhecia por sua arte – os materiais vendidos chamavam a atenção não somente pela exclusividade, mas também pelo preço mais camarada do que o praticado em bancas e livrarias.
Mais Geek do que Game
Como expliquei em meu artigo dedicado ao tema, a Geek & Game Rio Festival trouxe um bom espaço dedicado aos games, mas não exatamente da maneira como os fãs poderiam esperar. A ideia aqui era muito mais ter acesso a plataformas ou títulos que você não necessariamente tem acesso do que trazer novidades bombásticas e conteúdos nunca vistos antes – o que também pode ser positivo.
Nas estações de jogos presentes no evento, era comum ver crianças se divertindo com a possibilidade de uma partida rápida de League of Legends, FIFA 18 ou Fortnite: Battle Royale, sem se preocupar que isso exigia esperar em uma fila. Jornalisticamente falando isso pode não ser tão interessante (afinal, não havia nada de realmente “novo” acontecendo), mas a iniciativa não deixa de ser interessante se pensarmos que é somente dessa forma que muitas pessoas conseguem ter acesso à plataformas mais recentes – podendo desenvolver um gosto que se transformará em paixão no futuro.
Quem buscava por algo mais novo tinha como alternativa a área dedicada aos games independentes, que abrigou projeto com propostas, escopos e nível de desenvolvimento bastante variado. Esse espaço se mostrou interessante não somente para dar mais visibilidade à cena de desenvolvedores do Rio de Janeiro, como também por permitir a interação direta com profissionais que não veem seus projetos somente como um trabalho, mas sim uma verdadeira paixão.
Também pudemos acompanhar demonstrações de games como Hearthstone e um torneio bastante interessante de Rainbow Six: Siege, este último capaz de atrair uma quantidade generosa de pessoas ao palco dedicado. A estrutura montada possui uma qualidade bastante profissional, algo que se refletiu também na equipe de apresentadores e narradores – mesmo quem não estava muito acostumado ao game da Ubisoft conseguia entender o que estava acontecendo e acompanhar os embates.
Influenciadores foram o destaque
Se em matéria de estrutura e exibidores a Geek & Game Rio Festival ofereceu uma experiência sólida, as verdadeiras atrações foram os YouTubers e influenciadores convidados pela organização. Enquanto o palco dedicado à cultura Geek permaneceu com sua plateia ocupada praticamente todos os momentos dos dias em que estivemos presentes, a importância dessas figuras ficou ainda mais evidente no palco para games.
Enquanto uma etapa classificatória de Rainbow Six: Siege atraiu um bom público e atraiu uma boa plateia, a presença dos Irmãos Piologo foi quem conseguiu realmente acabar com todos os lugares (e fazer muita gente ficar de pé para assistir). O mesmo fenômeno se repetiu sempre que algum dos convidados aparecia no palco, atraindo um público formado principalmente por adolescentes e crianças.
Isso mostra que, para grande fatia do público, não importa necessariamente qual game está sendo exibido, mas sim quem está os exibindo. Ao apostar na proximidade com o público e em uma linguagem ao mesmo tempo acessível e descontraída, os influenciadores digitais devem permanecer parte importante dos eventos de Cultura Pop do Brasil nos próximos anos.
Saldo positivo
Infelizmente, nem tudo foi perfeito no Geek & Game Rio Festival, sendo que o principal problema está relacionado às opções de alimentação. Além de haver poucas opções para quem não estava disposto a comer hambúrgueres, pastéis ou outra opções recheadas de calorias, o preço do que havia disponível era bastante elevado.
Essa questão parece um elemento comum a outros eventos realizados no Brasil (a BGS sofre com ele há anos, por exemplo), mas não deve deixar de ser mencionado. Ao menos a área dedicada a isso era grande o suficiente para que ninguém ficasse sem mesas, e uma equipe de limpeza eficiente garantiu um ambiente agradável.
Mesmo com essa ressalva, posso afirmar sem dúvidas que o Geek & Game Rio Festival 2018 cumpri seu objetivo de oferecer um bom espaço para os fãs de quadrinhos, séries, filmes e games. Seja qual fosse seu gosto pessoal, houve uma atração para cada tipo de público: aquele que queria levar a família para se divertir no fim de semana, quem quisesse se encontrar e conversar com amigos ou para aqueles que queriam fazer umas comprinhas e conseguir um autógrafo daquela celebridade querida (ou se contentar em vê-la à distância).
Em resumo, quem pode participar do evento teve motivos de sobra para sair daqui satisfeito e com a garantia de que o investimento no ingresso valeu a pena. Resta esperar que a edição 2019 (já garantida para abril) seja ainda maior, continuando a oferecer ao público do Rio de Janeiro acesso a conteúdos desse universo.
Viajamos ao Geek & Game Rio Festival 2018 a convite da organização do evento