Conquistas fáceis ajudam a aumentar vendas, revela desenvolvedor indie

1 min de leitura
Imagem de: Conquistas fáceis ajudam a aumentar vendas, revela desenvolvedor indie

Para ajudar a aumentar vendas e financiar projetos futuros, muitos desenvolvedores independentes estão adicionando a seus games conquistas fáceis de desbloquear. Segundo Salem Al-Ghanim, desenvolvedor de Little Adventure on the Prairie, essa decisão ajudou que seu título para o PlayStation Vita e PS4 vendesse bem, mesmo que sua qualidade seja discutível.

Little Adventure on the PrairiLittle Adventure on the Prairie

Segundo Al-Ghanim revelou ao Kotaku, a decisão de colocar troféus fáceis surgiu da necessidade de que o game vendesse somente o suficiente para que ele financiasse um projeto mais ambicioso. Ele afirma que a decisão de trazer o título para o Vita foi somente financeira, já que muitos jogadores compram games com conquistas fáceis para aumentar suas pontuações.

“Tudo estava indo bem até que tivemos alguns problemas com dinheiro”, afirmou Al-Ghanim. “Então um amigo sugeriu que lançássemos para PS4 e Vita e adicionássemos uma Platina fácil com um preço barato. Dessa forma muitas pessoas iriam comprá-lo e teríamos o financiamento que precisávamos para nosso próximo game”.

Vita virou um “caçador de conquistas”

Segundo Al-Ghanim, o único requisito necessário para um jogo ter um troféu de platina é ter conquistas de bronze, prata e ouro que são desbloqueadas em ordem crescente. No caso de Little Adventure on the Prairie, basta progredir pelo caminho principal para, em questão de pouco tempo, desbloquear os 22 troféus do game.

PS Vita

O site TrueTrophies mostra que, em 2018, os jogos do Vita com mais conquistas desbloqueadas são feitos de forma independente e possuem durações curtas. Isso surge em contraste com o ano de estreia do console, em que a maioria das conquistas estava relacionada a games como Persona 4: Golden e Uncharted: Golden Abyss, que exigem uma dedicação maior para desbloquear seus troféus.

Atualmente, 90% dos donos de Little Adventure on the Prairie finalizaram o game, que exige somente uma hora de dedicação para liberar sua Platina. Segundo dados do TrueTrophies, a maioria dos 60 games lançados para o Vita em 2018 seguem a mesma fórmula, garantindo a sobrevida do portátil como uma espécie de “caçador de conquistas fáceis” na falta de jogos de renome.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.