Alemanha libera a exibição de símbolos nazistas dentro de games

1 min de leitura
Imagem de: Alemanha libera a exibição de símbolos nazistas dentro de games

Para não contrariar a constituição da Alemanha, a indústria do games sempre apagou ou alterou qualquer tipo de símbolo que remetesse ao nazismo dentro de suas produções. Assim, surge como uma decisão histórica a mudança divulgada na última quinta-feira (9): por pressão da German Games Industry Association, o governo local relaxou sua interpretação das leis e vai permitir que conteúdos do tipo passem a aparecer em jogos futuros.

Wolfenstein

No entanto, ainda haverá algumas restrições: a exibição dos símbolos será analisada pela USK, o órgão classificatório da Alemanha, que vai avaliar a representação do regime caso a caso. “Os símbolos de organizações não constitucionais podem ser usados em games em casos individuais, contanto que eles sirvam a um propósito artístico ou científico, ou descrevam eventos históricos”.

Em outras palavras, títulos como WolfensteinCall of Duty: WWII poderiam ser liberados, por usarem a Segunda Guerra Mundial como cenário. Em contrapartida, qualquer produção que divulgasse os ideais nazistas e os usasse para propagar mensagens de ódio contra grupos específicos dificilmente seria liberada peal USK. O princípio usado é o da “adequação social”, que há muito tempo já se aplicava aos filmes produzidos e exibidos em território alemão.

Mídia interativa

“Computadores e vídeo games já são reconhecidos como uma mídia cultural há muitos anos, e essa nova decisão cimenta de forma consistente esse reconhecimento em termos do uso de símbolos não constitucionais”, afirmou Felix Falk, diretor da German Industry Association. Segundo ele, a natureza interativa dos jogos faz com que eles sejam uma mídia ideal para promover debates e a contemplação de assuntos sensíveis, alcançando no processo um público jovem que não é afetado por outros meios.

Wolfenstein

A decisão de banir símbolos nazistas de games data de 1998, quando a Alemanha decidiu que Wolfenstein 3D não poderia exibir suásticas e outros elementos. Na época, a interpretação se baseava na posição de games não poderiam ser considerados peças de arte ou culturais e não mereciam as mesmas exceções feitas ao mundo do cinema.

Alemanha libera a exibição de símbolos nazistas dentro de games via Voxel

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.