Mudanças no Steam Play querem expandir opções de jogatina no Linux

1 min de leitura
Imagem de: Mudanças no Steam Play querem expandir opções de jogatina no Linux

Recentemente, a Valve realizou algumas mudanças no Steam OS que davam a entender que a empresa iria ampliar seu suporte à jogatina no Linux. Nesta quarta-feira (22) a Valve confirmou suas intenções, explicando que elas fazem parte de um plano de expansão do SteamPlay, ferramenta que garantia cópias para Linux e Mac de jogos comprados para o Windows.

Steam

Segundo a companhia, sua nova solução vai permitir rodar games do Windows diretamente no Linux, mesmo quando um port oficial não está disponível — algo semelhante ao que soluções como o Wine já oferecem. O sistema usado pela companhia vai ser conhecido como “Proton” e já entrou em fase de testes no Beta do Steam Play.

Compatibilidade em teste

Os games rodados através desse esquema possuem suporte ao Steamworks e emulam o DirectX 11 e 12 através da API Vulkan. A promessa é que isso não somente torne a conversão entre sistemas algo possível, como também ofereça algumas vantagens de desempenho — os jogos também ganham suporte à tela cheia e uma melhor utilização de CPUs.

Steam

A Valve ainda está testando o novo sistema, mas já garantiu que games como o Doom de 2016, Tekken 7, Nier: Automata e Doom VFR devem funcionar corretamente. Os jogos aprovados devem ser destacados dentro da loja da Steam, sendo que ainda será preciso respeitar os requisitos dos jogos para Windows para conseguir ter uma boa experiência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.