Shadow of the Tomb Raider: Digital Foundry detalha resolução e mais

3 min de leitura
Imagem de: Shadow of the Tomb Raider: Digital Foundry detalha resolução e mais

Como é de praxe com grandes lançamentos, o Digital Foundry destrinchou todos os elementos gráficos de Shadow of the Tomb Raider. John Linneman e Alex Battaglia, do canal, analisaram diversos aspectos da direção de arte e de elementos visuais para comentar sobre a evolução do novo game da série Tomb Raider.

Dessa vez, o terceiro título foi desenvolvido pela Eidos Montreal e teve apenas o suporte da Crystal Dynamics, desenvolvedora dos jogos anteriores, e contou com muitos aprimoramentos que deixaram a experiência ainda mais bonita.

Entre os destaques, há a utilização em alta escala de luz volumétrica para dar tons de neblina, texturas excelentes em todos os materiais (especialmente no chão coberto de folhas), implementação de TAA como técnica anti-serrilhamento para tirar artefatos gráficos e por aí vai. Confira o vídeo:

Xbox One X e PlayStation 4 Pro

Nos consoles mais poderosos, há alguns benefícios bem legais. Os jogadores podem optar entre uma dessas opções: alta resolução ou alta performance. No Xbox One X, o modo alta resolução traz a imagem em 2016p (quase 4K nativo) com 30 fps, enquanto no PlayStation 4 Pro a resolução é de 1872p, mas com checkerboarding, também a 30 fps.

Apesar de a resolução ser a maior diferença, a performance também não é igual nesse estilo gráfico. Enquanto o PlayStation 4 Pro entrega uma experiência quase impecável, o Xbox One X tem quedas em áreas maiores e screen tearing, como nas cidades e em outros cenários pesados, indo até 24 fps em cutscenes que demandam mais poder de fogo. O redator Bruno Micali jogou no PlayStation 4 Pro e eu no Xbox One X e constatamos: isso realmente acontece.

A

Já no modo alta performance, ambos os consoles diminuem a resolução para 1080p para almejarem 60 fps. O Xbox One X consegue atingir esse marco em grande parte do tempo, apesar de existir quedas eventuais. Já no PlayStation 4 Pro, a situação é pior e a média de performance fica entre 45 e 47 fps, com quedas abaixo disso em algumas situações (de vez em quando o jogo fica em 60 fps, mas não é o comum).

Além disso, ambos os consoles têm o que a Eidos chama de “texturas 4K” que traz um nível de detalhamento maior nos objetos. Elas não chegam a ser 4K de verdade, mas realmente têm um nível elevado de qualidade quando comparadas às dos consoles comuns.

Xbox One e PlayStation 4 comuns

Como você deve imaginar, não há modos gráficos no Xbox One e PlayStation 4 base. Aqui, a experiência é em 30 fps em ambas as máquinas, mas há diferenças. Visualmente, ambos são idênticos, mas o que muda é a performance e a resolução.

No Xbox One, o game roda em 900p e em áreas mais pesadas a performance pode ficar instável, variando entre os 25 e 30 fps em locais com muita densidade de vegetação, água e efeitos Alfa. No PlayStation 4, a resolução é de 1080p e a performance é mais estável, mas também há momentos em que a performance cai para a casa dos 26 a 27 fps.

E no PC?

Como esperado, PCs potentes conseguem rodar o game com resoluções maiores e performance mais estável. Entretanto, há surpresas positivas aqui: Shadow of the Tomb Raider teve um ótimo port e é extremamente bem otimizado para DirectX 12 já, garantindo performance aprimorada e uso muito eficiente de processamento de múltiplos núcleos, algo raro de se ver hoje em dia.

Entre as melhorias, há o ambient oclusion com opções aprimoradas, saindo de HBTO para HBAO+ no PC, aprimorando as sombras indiretas. A qualidade das texturas de sombras no geral também foi aprimorada (as sombras do Xbox One X são a opção Medium no PC). A versão de computador também oferece suporte à Ray Tracing nas sombras, deixando as sombras próximas mais nítidas e as sombras mais longes difusas.

No geral, o PC também traz modelos de alta qualidade (os consoles usam a opção Normal) e reduz o pop-in de objetos na aventura. Sem dúvidas, trata-se de um port bom que oferece resolução dinâmica e ainda mais recursos.

Shadow of the Tomb Raider chega no dia 14 de setembro ao Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.